Início » Brasil » IBGE: Brasil tem 11% da população sem nenhum dente
higiene bucal

IBGE: Brasil tem 11% da população sem nenhum dente

Pesquisa do IBGE mostra que por falta de higiene bucal, 16 milhões de brasileiros não têm nenhum dente na boca

IBGE: Brasil tem 11% da população sem nenhum dente
Descaso com a higiene bucal pode levar a sérios problemas de saúde (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Dados divulgados pela  Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE, revelam que 16 milhões de brasileiros não tem nenhum dente na boca. O número representa 11% da população, sendo  13,3% entre as mulheres e 8,4% entre os homens.

Leia mais: IBGE: 70% dos brasileiros não têm plano de saúde

Segundo a pesquisa, 41,5% dos brasileiros com mais de 60 anos já perderam todos os dentes. Entre os que não têm ensino fundamental completo, o percentual de desdentados é de 22,8%. Os dados também revelaram que 55,6% dos brasileiros não visitou um dentista em 2013, ano analisado pela pesquisa.

O resultado da pesquisa reflete o descaso da população com a saúde bucal. Embora, 89,1% dos entrevistados tenha afirmado escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, apenas 53% disseram usar escova, pasta e fio dental. Além disso, somente 46% disseram trocar a escova a cada três meses, como recomendam os dentistas.

O descaso com a higiene bucal pode levar a sérios problemas de saúde, além da perda dos dentes. As bactérias que se deslocam da boca podem chegar ao sistema circulatório, afetando vários órgãos. Estudos mostram que a falta de higiene bucal é uma das desencadeadoras de doenças cardíacas e de parto prematuro.

A pesquisa do IBGE não é a única a revelar a falta de cuidado dos brasileiros com a saúde dos dentes. Segundo a organização Turma do Bem, projeto odontológico que atende pessoas carentes, a falta de higiene bucal afeta os brasileiros já a partir da infância. De acordo com a organização, cerca de 30 milhões de crianças brasileiras nunca foram ao dentista.

Fontes:
O Globo-Brasil tem 11% da população sem nenhum dente

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. anon disse:

    Muito triste este resultado.
    Deveriam fazer isenção de impostos para empresas de higiene bucal e produtos de saúde, barateando o custo dos produtos para que todos possam ter acesso as condições básicas de higienes.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *