Início » Brasil » Índices de imunização no país continuam abaixo da meta
VACINAS INFANTIS

Índices de imunização no país continuam abaixo da meta

De oito vacinas infantis indicadas, apenas uma atingiu meta em 2018

Índices de imunização no país continuam abaixo da meta
A queda na vacinação vem ocorrendo nos últimos três anos (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O alerta feito no ano passado em relação à queda nas coberturas vacinais de crianças em todo o país não foi suficiente para impulsionar os índices de imunização.

A meta do Ministério da Saúde continua sem ser alcançada. Dados obtidos pelo jornal Folha de S.Paulo apontam que das oito principais vacinas infantis indicadas, sete não atingiram em 2018 a meta estipulada. A única exceção foi a vacina BCG, que protege contra a tuberculose e, em geral, é aplicada ainda na maternidade. Ainda assim, houve uma queda no índice de imunização em relação a 2017.

A queda na vacinação vem ocorrendo nos últimos três anos. Anteriormente, os índices ficavam sempre acima da meta, que, em geral, é de 95%. A meta da BCG é de 90%.

De acordo com balanço do Programa Nacional de Imunizações, embora estejam abaixo da meta, algumas vacinas apresentaram estabilidade ou sinais de melhora no ano passado. O cenário, no entanto, ainda preocupa autoridades.

O Ministério da Saúde informou que contratou inquéritos vacinais em cinco capitais para tentar entender a dificuldade em atingir as metas para manter a proteção contra doenças no país. Uma hipótese que vem sendo discutida é a relação entre a maior participação das mulheres no mercado de trabalho e o funcionamento dos postos apenas em horário comercial.

Outros fatores são a circulação de informações falsas sobre eventos adversos em decorrência de vacinas e problemas no registro de dados.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Brasil tem sete vacinas infantis com cobertura abaixo da meta

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *