Início » Brasil » Inelegível, Lula tampouco poderá votar
ELEIÇÕES 2018

Inelegível, Lula tampouco poderá votar

Desembargador do TRE do Paraná descarta urna eletrônica para 'apenas um eleitor'

Inelegível, Lula tampouco poderá votar
Lula não poderá votar nas eleições 2018 (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, não poderá votar nas eleições 2018, na qual foi impedido, além disso, de concorrer, pelo Tribunal Superior Eleitoral, que enquadrou o ex-presidente na Lei da Ficha Limpa.

A decisão de que Lula não será eleitor, além de não ser candidato, nas eleições 2018 foi tomada pelo desembargador Luiz Taro Oyama, que preside o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

A lei brasileira prevê que um preso cujo processo não foi transitado em julgado, como é o caso de Lula, pode votar. Por outro lado, é necessário, também pelas regras atuais, que haja um número mínimo de 20 presos aptos a votar em determinado estabelecimento penal, para que ali seja instalada uma urna eletrônica. Não é o caso, segundo o desembargador Oyama, da carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Segundo ele, é inviável a instalação de uma seção eleitoral na carceragem onde Lula está preso por causa de “apenas um eleitor”.

“Por tais razões, conclui-se pela impossibilidade de instalação de seção eleitoral especial na Custódia da Polícia Federal em Curitiba, bem como de proceder à transferência do título de eleitor do requerente para este Estado”, considerou o desembargador.

Fontes:
O Globo - TRE-PR nega a Lula o direito de votar na cadeia da PF

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Gustavo disse:

    Uma pena… Menos um voto para o Bolsonaro.

  2. Almanakut Brasil disse:

    Vai gastar almofada de carimbo!

  3. João Direnna disse:

    Acho isso um absurdo. Com tanto ladrão como elle ainda solto, bastava prender mais 19 para que pudessem, os 20, votar. Com direito à redução de pena por terem se regenerado e caso fizessem campanha e votassem no candidato que não é corrupto, ama a Deus acima de todos e o Brasil acima de tudo. No caso, Jair Messias Bolsonaro.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *