Início » Brasil » Intransigência humana é a maior aliada do zika vírus
SAÚDE

Intransigência humana é a maior aliada do zika vírus

Não é só a proliferação dos mosquitos que aumenta o surto do zika vírus, mas também a resposta insuficiente de instituições

Intransigência humana é a maior aliada do zika vírus
Paciente com microcefalia à direita (Foto: Wikimedia)

Com o recente surto do zika vírus, há uma grande possibilidade de que a microcefalia se espalhe pelo mundo. Apesar de ainda não ter sido provada uma ligação entra a o vírus e a microcefalia, o princípio da prevenção é recomendado. Segundo o artigo do jornalista Simon Jenkins, do Guardian, a intransigência humana ajuda a piorar epidemia.

Neste cenário, há duas instituições conservadoras, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Igreja Católica. A OMS está tentando desesperadamente evitar que o fiasco do ebola aconteça novamente, mas as suas respostas têm sido: mulheres devem usar repelentes e devem evitar gestações. A igreja, por sua vez, é contra o controle de natalidade e métodos contraceptivos, além de ser contra o aborto.

Com o ebola, o contágio foi contido por meio de isolamento e, por vezes, medicamentos, mas para a zika, ainda não há remédio. A solução recai então sobre a erradicação em massa dos mosquitos, mas há décadas que a tentativa é falha. Até agora a zika está na América Latina, mas e se ela alcançar a África?

Uma esperança é a introdução de novas cepas de insetos machos geneticamente modificados. Alguns testes no Brasil são promissores na redução da população de mosquitos, mas obstáculos burocráticos acabam atrasando o processo.

Mulheres nestes países precisam de garantias e ajuda de emergência. Como o perigo está na concepção, o socorro deve estar no acesso à contracepção e na garantia dos direitos reprodutivos. Repelentes e experimentos de laboratórios não servem para gestantes, que estão morrendo de medo, já que o governo e a igreja não oferecem nada além de cadeia e desesperança.

Fontes:
The Guardian-Zika’s greatest ally is human intransigence

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Joel Robinson disse:

    Claro os padres não casam (?) e usam batinas ( o mosquito não pica). Mas o povo também tem culpa.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *