Início » Brasil » Investigação dos EUA sobre a Petrobras pode terminar em menos de um ano
leis americanas

Investigação dos EUA sobre a Petrobras pode terminar em menos de um ano

A lei anticorrupção americana veda a cooptação de agentes públicos nos EUA e em outros países

Investigação dos EUA sobre a Petrobras pode terminar em menos de um ano
A investigação da SEC costuma buscar fraudes contábeis usadas para mascarar desvios (Reprodução/Internet)

O processo de investigação aberto pela Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão regulador do mercado de capitais nos Estados Unidos, pode terminar em menos de um ano, caso a Petrobras colabore com ações internas de correção para chegar a um acordo. Na quarta-feira, 12, em nota, a estatal afirmou desconhecer “qualquer investigação” da SEC ou do Departamento de Justiça dos EUA.

A SEC não informou o foco nem o teor dos processos, mas acredita-se que as investigações desse tipo se concentram na apuração da esfera administrativa.

A lei anticorrupção americana veda a cooptação de agentes públicos nos EUA e em outros países. Como a Petrobras tem ações negociadas na bolsa de Nova York, a empresa está sujeita às leis americanas.

A investigação da SEC costuma buscar fraudes contábeis usadas para mascarar desvios, inclusive para patrocinar atos de corrupção. O ideal posicionamento da estatal, segundo um advogado que atua em casos similares é buscar um acordo na SEC e provar que não negligenciou medidas para detectar e deter os prejuízos causados sem o conhecimento do Conselho de Administração, comprometer-se com ações corretivas e processar os executivos responsáveis para tentar recuperar o dinheiro.

 

 

Fontes:
O Globo-Petrobras: investigação nos EUA pode terminar em menos de um ano

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *