Início » Brasil » Investigação mostra relação de Lula com empreiteiros
Viagens Patrocinadas

Investigação mostra relação de Lula com empreiteiros

Em junho de 2013, Lula participou de encontros no Peru, na Colômbia e no Equador, patrocinados por empreiteiras envolvidas na Lava-Jato

Investigação mostra relação de Lula com empreiteiros
Lula era chamado de “Brahma” pelos diretores da OAS

Investigações da Operação Lava-Jato revelaram a relação do ex-presidente Lula com executivos das maiores empreiteiras do país. Documentos obtidos pela Polícia Federal mostram que Lula fez viagens patrocinadas por empresários para conversar com outros executivos sobre seus interesses no exterior.

Leia também: Empreiteiras bancaram 13 viagens de Lula ao exterior
Leia também: Itamaraty inicia manobra para blindar Lula de investigação

Em junho de 2013, Lula participou de encontros patrocinados por empresas no Peru, na Colômbia e no Equador. À frente de uma delegação de 400 executivos – entre eles diretores da OAS, Camargo Corrêa, Odebrecht e Andrade Gutierrez, além de empresas do porte da Embraer e Eletrobras – o ex-presidente disse que “não se deve ter vergonha” se há interesse financeiro, porque “todo mundo que é empresário precisa ganhar dinheiro”.

Chamado de “Brahma” pelos diretores da OAS, Lula teve uma viagem para o Chile bancada pela empresa em novembro de 2013. Além de disponibilizar um avião para o ex-presidente, executivos da OAS ajudaram Clara Ant, ex-assessora da Presidência e diretora do Instituto Lula, a definir a agenda de Lula em Santiago.

Em uma das mensagens de texto capturadas, o então presidente da OAS, Léo Pinheiro, discutia os efeitos da viagem com o executivo da empreiteira Cesar Uzeda. “A agenda nem de longe produz os efeitos das anteriores do governo do Brahma, no entanto acho que ajuda a lubrificar as relações”, escreveu Uzeda, ressaltando que a presidente Dilma “não leva jeito, tem discurso fraco, confuso e desarticulado, falta carisma” para participar desses encontros.

Fontes:
Folha de São Paulo-Papéis mostram proximidade de Lula com empreiteiros

4 Opiniões

  1. cristina maria da rocha disse:

    isso tudo que estar acontecendo e balela e pura queimaçao tanto com o PT quanto com as empreiteiras tem muita gente
    querendo aparecer tenho certeza que aquele delegado da policia federal e candidatissimo nas proximas eleiçoes pelo PSDB a deputado federal e vai ganhar pois o povo adora oba, oba .
    a policia federal tem que começar a investigaçao e pelo começo nos 8 anos dos tucanos e nao so governo do PT , nao
    vale.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Em tempo:
    Tentando ajudar o Marluizo. as principais relações dos presidentes, nos dois regimes, são com o PODER.

  3. Ludwig Von Drake disse:

    Porque escolheram o codinome “brahma” para o famoso molusco? é porque ele é considerado um deus entre suas hostes? ou porque ele gosta de ingerir a famosa bebida fermentada?

  4. Marluizo Pires Cruz disse:

    Para tentar aprender o que deveria aprender na escola, Nos países capitalistas as principais relações dos presidentes é com o capital. Nos países socialistas as principais relações dos presidentes são com o social? Aguardando correção dos intelectuais!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *