Início » Brasil » ‘Investigo fatos, jamais instituições’, afirma procurador-geral da República
Rebatendo críticas

‘Investigo fatos, jamais instituições’, afirma procurador-geral da República

Rodrigo Janot tem sido acusado por parlamentares de ter agido de maneira seletiva nas investigações da Operação Lava Jato

‘Investigo fatos, jamais instituições’, afirma procurador-geral da República
Rodrigo Janot, Procurador-geral da República (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Em meio a críticas de que tem agido de maneira seletiva nas investigações da Operação Lava Jato, o procurador-geral da República, Rodrigo Janto, afirmou nesta segunda-feira, 20, que “investiga fatos, jamais instituições”.

As críticas contra o procurador, cujo mandato termina no próximo dia 17 de setembro, aumentaram após a deflagração da primeira ação centrada em políticos supostamente envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras, incluindo três senadores: Fernando Collor (PTB-AL), Fernando Bezerra (PSB-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI).

Janot afirmou ainda que o Ministério Público mantém uma relação de “harmonia” e de “respeito” com os poderes da República e ressaltou que é prerrogativa de sua função conduzir investigações “de forma sóbria e responsável em relação às altas autoridades da República, sejam elas do próprio Ministério Público ou dos Poderes Legislativo, Judiciário ou Executivo”.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um dos principais críticos à condução das investigações pelo MP, afirmou que houve excessos “em vários episódios” na Lava Jato. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também declarou guerra ao procurador-geral da República.

Membros do Ministério Público Federal acreditam que Rodrigo Janot corre riscos reais de ter a recondução a um novo mandato à frente da Procuradoria-Geral da República barrada em votação secreta do Senado.

Fontes:
Veja - Janot rebate críticas: 'Investigo fatos, jamais instituições'

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *