Início » Brasil » Irmãos de ministro da Agricultura podem ser presos por venda de lotes da reforma agrária
violação da lei

Irmãos de ministro da Agricultura podem ser presos por venda de lotes da reforma agrária

Os mandatos de prisão de Odair e Milton Geller foram emitidos por envolvimento de ambos em venda ilegal de áreas de reforma agrária no Mato Grosso

Irmãos de ministro da Agricultura podem ser presos por venda de lotes da reforma agrária
Os prejuízos da União com os lotes em situação ilegal no esquema dos irmãos Geller chegam R$ 1 bilhão (Reprodução / Folha)

A Polícia Federal está à procura de dois irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller. Os mandatos de prisão de Odair e Milton Geller foram emitidos por envolvimento de ambos em venda ilegal de áreas de reforma agrária no Mato Grosso. Os prejuízos da União com os lotes em situação ilegal no esquema dos irmãos Geller chegam R$ 1 bilhão.

A operação da PF, batizada de Terra Prometida, já emitiu 227 mandados judiciais: 29 medidas proibitivas, 52 de prisão preventiva e 149 de busca e apreensão. Todos no Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além dos irmãos do ministro, oito servidores públicos e cerca de 80 fazendeiros também estão envolvidos no esquema.

O esquema contava com a ajuda de servidores do Inca, da Câmara de Vereadores e de prefeituras. Nele, áreas destinadas à reforma Agrária eram vendidas a baixo preço por um grupo composto por fazendeiros, empresários e pessoas ligadas ao agronegócio. As ações, segundo a PF, eram realizadas por meio de violência.

Se condenados, os envolvidos responderão por crime de invasão de terras da união, contra o meio ambiente, falsidade documental, estelionato e corrupção ativa e passiva e podem pegar até 12 anos de prisão.

Fontes:
Folha-PF tenta prender dois irmão do ministro da Agricultura

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *