Início » Brasil » Irmãos Wright patenteiam aeroplano mais pesado que o ar
Invenção do Avião

Irmãos Wright patenteiam aeroplano mais pesado que o ar

Apesar de não decolarem por meios próprios, os irmãos norte-americanos voaram 260 metros com a a máquina motorizada Flyer em 1903

Irmãos Wright patenteiam aeroplano mais pesado que o ar
A máquiva voadora Flyer exposta no 'National Air and Space Museum', nos Estados Unidos (Reprodução/NASM)

A invenção do avião é cercada de polêmica. Alguns países atribuem a criação da máquina aos irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright e outros ao brasileiro Santos Dumont. Para o físico Henrique Lins de Barros, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o avião tem vários “pais”. “Um produto tecnológico são várias descobertas que vão culminar num determinado momento”, afirmou.

Em 1906, Santos Dumont decolou e voou 60 metros com o 14-Bis, um aeroplano mais pesado que o ar, em Paris. Foi o primeiro voo feito em público, mas três anos antes, os irmãos Wright já haviam voado 260 metros com o modelo motorizado Flyer, que decolara de uma colina. O feito não teve testemunhas e foi comunicado por telegrama. Em 1908, os irmão Wright voaram -ainda que sem decolar por meios próprios- espantosos 124 quilômetros na França, por mais de duas horas, o que comprovou que eles já tinham uma grande experiência de voo.

No dia 22 de maio de 1908, os irmãos Wright conseguiram patentear o aeroplano mais pesado do que o ar. Enquanto os americanos tentavam lucrar com a invenção, Santos Dumont foi o responsável por resolver uma das questões essenciais do voo: a decolagem. “Por isso, em um ano, entre 1906 e 1907, todos os inventores importantes estão voando”, afirmou o pesquisador Lins de Barros.

O primeiro avião a ser produzido em série na história foi uma invenção de Dumont: o Demoiselle, de 1907, que inspirou o desenho de vários outros. O projeto do modelo, percussor do ultraleve, foi distribuído gratuitamente pelo brasileiro.

Fontes:
Folha de São Paulo-Irmãos Wright foram os primeiros, mas Santos-Dumont fez mais pela aviação

1 Opinião

  1. Said Mustafá Amin disse:

    Os Wright conheciam a solução dada por Dumont, mas não gostavam dela por causa da quantidade de pista necessária, um problema até os dias de hoje, preferiam “lançar” seus equipamentos. Da mesma forma hoje em dia, a decolagem vertical existe, mas não agrada a maioria dos fabricantes.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *