Início » Brasil » Itamaraty é alvo de ataques de hackers
ciberataque

Itamaraty é alvo de ataques de hackers

E-mails e dados do Itamaraty no Brasil e em postos diplomáticos do exterior sofrem onda de ataques. Cerca de 1.500 diplomatas brasileiros foram afetados

Itamaraty é alvo de ataques de hackers
Itamaraty não revelou se houve vazamento de dados confidenciais (Reprodução/Gazeta do Povo)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Documentos e emails do Itamaraty no Brasil e em postos diplomáticos no exterior estão sendo alvo de ataques de hackers desde a semana passada.

De acordo com informações do Itamaraty, os ataques começaram no dia 19 deste mês. O número de emails afetados é indeterminado, mas o governo acredita que cerca de 1.500 diplomatas brasileiros em todo o mundo tenham sido vítimas dos hackers.

Nos ataques foi utilizado o método conhecido “plishing”, uma das estratégias mais famosas entre os hackers. O método consiste em enviar emails falsos com remetentes conhecidos e conteúdo de aspecto verdadeiro. Desde o início dos ataques, o Itamaraty já divulgou dois comunicados alertando seus funcionários sobre mensagens suspeitas.

“No dia 19 de maio corrente, teve início uma série de ataques ao correio institucional @itamaraty.gov.br, por meio de envios de anexos maliciosos disfarçados de comunicação ou mensagens oficiais (‘criptografia do correio institucional’ e ‘investigação ataque a embaixada brasileira em Berlim’) que lograram capturar número ainda indeterminado de contas individuais”, diz um dos comunicados.

O Itamaraty não revelou se houve vazamento de dados confidenciais. Ainda não se sabe quem foram  os responsáveis pelos ataques nem quais são seus objetivos com a ação.

Fontes:
Estadão-Hackers atacam sistema de e-mails e de leitura de documentos do Itamaraty
Folha-Itamaraty sofre onda de ataques de hackers

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *