Início » Brasil » Joaquim Barbosa irá se aposentar no próximo mês
Saída do STF

Joaquim Barbosa irá se aposentar no próximo mês

Notícia foi dada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, após uma visita do ministro. Barbosa não confirma saída

Joaquim Barbosa irá se aposentar no próximo mês
'Aguardem. Direi no momento oportuno. Não confirmo nada', disse Joaquim Barbosa

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de 59 anos, comunicou nesta quinta-feira, 29, aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que deixará o mais alto tribunal do país já no mês que vem.

“Ele disse que vai deixar o Supremo. Comunicou que a visita era uma oportunidade para se despedir”, disse Renan, após receber Barbosa em seu gabinete.

O encontro desta quinta-feira com Renan era uma reunião de rotina, aparentemente para tratar de temas relacionados ao STF, como o Código do Processo Civil, cuja tramitação o presidente do Senado se comprometeu em acelerar. Porém, em meio à conversa, Barbosa comunicou que a visita também seria uma despedida porque ele pretende deixar o STF em junho.

O presidente do Senado lamentou a notícia e disse ter ficado surpreendido. “Ele vai se aposentar. Sentimos muito porque ele é uma das melhores personalidades do Brasil. Isso é muito triste”, avaliou.

Questionado por jornalistas, Barbosa preferiu não confirmar sua saída: “Aguardem. Direi no momento oportuno. Não confirmo nada”, disse. Segundo Alves, que também recebeu uma visita de Barbosa nesta quinta, o ministro disse apenas que “pretende se dedicar à vida privada”.

Antes de ir para o Senado Barbosa se reuniu em audiência com a presidente Dilma Rousseff. O encontro durou cerca de 15 minutos e foi solicitado pelo próprio presidente do STF.

 

Fontes:
O Globo-Barbosa anuncia aposentadoria, diz Renan Calheiros
O Estado de S. Paulo-Joaquim Barbosa anuncia que deixará STF no próximo mês

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *