Início » Brasil » Joaquim Barbosa quebra protocolo antes de assumir presidência do STF
Supremo Tribunal Federal

Joaquim Barbosa quebra protocolo antes de assumir presidência do STF

Ministro-relator do mensalão ignora a tradição e convida Luiz Fux ao invés do decano da Corte para fazer seu discurso de posse

Joaquim Barbosa quebra protocolo antes de assumir presidência do STF
Solenidade de Joaquim Barbosa será em Porto Vitória, Brasília (Reprodução/Internet)

O ministro Joaquim Barbosa assumirá na quinta-feira, 22, a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Conhecido por sua personalidade forte e seu “pavio curto”, Barbosa já começou a semana quebrando o protocolo, antes mesmo de assumir as rédeas da mais alta Corte do país. O ministro convidou o colega Luiz Fux para fazer o seu discurso de posse, honraria tradicionalmente dada ao decano da Corte, ou seja, o mais antigo, que é o ministro Celso de Mello. No julgamento do mensalão, o ministro Fux tem acompanhado praticamente todos os votos de Barbosa, o ministro-relator do processo, inclusive na fixação das penas dos condenados. As informações correntes no STF são de que foi o próprio Barbosa que convidou o ministro Fux para que saudasse a sua chegada à presidência da Corte.

De acordo com o Cerimonial do STF – que concluiu na última sexta-feira, 16, o roteiro da solenidade -, o protocolo foi alterado porque, a partir do último sábado, 17, Barbosa, então vice-presidente da Corte, passou a ser o presidente interino devido à aposentadoria compulsória de seu antecessor, Ayres Britto. Ao assumir a presidência interinamente, Barbosa foi empossado pelo decano, Celso de Mello, que presidiu a sessão solene.

A partir da próxima quinta-feira, o novo vice-presidente do STF será o ministro Ricardo Lewandowski, com quem Barbosa trava embates regulares no tribunal. A festa da posse do presidente e vice será patrocinada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Barbosa chegou a declarar que pagaria pela própria festa, o que seria outra quebra de paradigma, porém mudou de ideia. Disse depois que bancaria uma festa menor, só para os amigos mais próximos.

O Cerimonial do STF enviou 2,5 mil convites para a solenidade de Barbosa, mil a mais do que para a posse de Ayres Britto. A solenidade de posse deverá contar com a presença dos presidentes da República, Dilma Rousseff, da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do Senado Federal, José Sarney, além de diversas autoridades dos três Poderes da República.

Fontes:
IG-Discurso: Barbosa quebra protocolo e convida Fux

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *