Início » Brasil » José Dirceu entra com pedido de habeas corpus preventivo
Operação Lava-jato

José Dirceu entra com pedido de habeas corpus preventivo

Pedido foi feito após Dirceu ser citado na delação do empresário Milton Pascowitch, preso na Operação Lava-Jato. Segundo Pascowitch, Dirceu recebeu propina por contratos com a Petrobras

Os advogados de José Dirceu entraram nesta quinta-feira, 2, com um pedido de habeas corpus preventivo para evitar que o ex-ministro seja preso na Operação Lava-Jato, alegando que ele está na “iminência de sofrer constrangimento ilegal”. A informação foi confirmada pela assessoria de Dirceu.

Leia mais: Delator diz que dinheiro recebido por José Dirceu é propina

O pedido de habeas corpus foi feito após Dirceu ser acusado pelo empresário Milton Pascowitch, preso em 21 de maio deste ano, na Operação Lava-Jato. Segundo Pascowitch, Dirceu recebeu propina por contratos com a Petrobras. Na declaração, Pascowitch, que fechou nesta semana um acordo de delação premiada com a Justiça, afirmou que a sua empresa de consultoria, a Jamp, pagou R$ 1,5 milhão para a JD Consultoria, empresa de José Dirceu. A defesa do ex-ministro reafirmou que o contrato da JD Consultoria com a Jamp não tem relações com a Petrobras ou com o PT.

Na petição de 40 páginas do habeas corpus, os advogados do ex-ministro fazem um histórico para mostrar que, ao longo da Lava-Jato, após a divulgação de depoimentos os citados acabam tendo a prisão decretada dias depois. Os advogados também traçam um perfil político de Dirceu. Alegam que o ex-ministro colaborou com informações nas investigações e que sempre esteve à disposição para prestar depoimento. Argumentam ainda que Dirceu não apresenta risco de fuga porque cumpre prisão domiciliar.

Fontes:
Estadão-Acuado pela Lava Jato, José Dirceu pede habeas preventivo
Globo-Dirceu pede habeas corpus preventivo para não ser preso na Lava-Jato
G1-Defesa de José Dirceu entra com pedido de habeas corpus preventivo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *