Início » Brasil » José Dirceu pode obter benefício da prisão domiciliar
Progressão de regime

José Dirceu pode obter benefício da prisão domiciliar

Ex-ministro condenado no processo do mensalão teve a pena reduzida e poderá cumpri-la em regime aberto

José Dirceu pode obter benefício da prisão domiciliar
Assim como outros condenados no mensalão (como o ex-deputado federal José Genuíno (PT) e o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares), poderá ir lograr a prisão domiciliar (Reprodução/internet)

Preso há 11 meses, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, poderá, nos próximos dias, receber autorização do Poder Judiciário para passar cumprir a pena em casa. Segundo informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, na próxima segunda-feira, 20, poderá ocorrer a progressão da pena do regime semiaberto para o aberto.

Leia mais: Delúbio Soares cumprirá restante da pena em casa
Leia mais: Genoino e Jacinto Lamas deixam prisão e vão cumprir pena em casa
Leia mais: José Genoino cumprirá pena em regime aberto

Dirceu foi preso em 15 de novembro de 2013, por envolvimento em esquemas de corrupção durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, crimes que lhe renderam a condenação por 7 anos e 11 meses de prisão.

Pela legislação atual, um preso pode obter o benefício da progressão de regime após cumprir um sexto da punição – neste caso, em março de 2015. Porém, José Dirceu foi autorizado pela Justiça a deixar a prisão durante o dia para trabalhar em um escritório de advocacia em Brasília. Com isso, o tempo de encarceramento foi reduzido.

Por esse motivo, assim como outros condenados no processo do mensalão (como o ex-deputado federal José Genuíno (PT) e o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares), poderá obter o benefício da prisão domiciliar.

Nesse caso, é provável que nos próximos dias a defesa do ex-ministro protocole um pedido no Supremo Tribunal Federal para que Dirceu possa cumprir o restante da pena em regime aberto (no qual o condenado deve retornar à noite ao domicílio – na ausência de albergado).

Fontes:
O Estado de S. Paulo-Dirceu poderá receber da Justiça benefício da prisão domiciliar

5 Opiniões

  1. Abrahão Souza disse:

    Isso faz a gente ter vergonha de ser brasileiro !!!!,mas se Deus quiser vamos varrer essa quadrilha do governo.

  2. DJALMA P BENTES disse:

    A próxima ação da petralhada é impetrar ações de indenização por ‘danos morais e o STF por 10×1 vai aprovar. Doa a quem doer. O advogado Grennhalguen? está esperando o momento.

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    Agora pergunto: valeu a pena tanto debate, tantas noites de sono e com ameaças a Joaquim Barbosa e dinheiro gasto nas reuniões, para que? 11 meses e lá estão os ladrões praticamente soltos e o dinheiro roubado não foi devolvido, se fosse um traficante ficaria preso incomunicável, tá certo ? tá, mais e esses ladrões, porque estão sendo solto? Meu DEUS não perdoai pois eles sabem o que estão fazendo!!!

  4. Zé Pedro disse:

    Marginal de alta periculosidade. Deviam mandar essa me… para alguma prisão na Cochinchina.

  5. helo disse:

    Os papudos gastaram tanto com advogados, o país gastou tanto tempo no julgamento para isso? Dirceu pode advogar, o que é incrível. Porém o que ele gosta é dos bastidores da política, dos esquemas, das idas ao Panamá para entre outras coisas cuidar da firma que disse ter lá. Para ir lá ainda não dá. Ou dá? As vezes fico pasma. Do PT foram para a Papuda, o presidente do partido, o capitão, o líder no congresso, o tesoureiro. Condenados por ministros que estavam com o governo, nomeados pelo governo, mas que não puderam evitar dos fatos e condenaram os “malfeitos”. Travessos esses papudos! Agora é a vez do Petrolão. Importante deixar os bons do PT e tirar os maus. Isso só com a eleição.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *