Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Na contramão da redução de gastos públicos, o Judiciário pressiona por um novo reajuste salarial para magistrados. As informações foram divulgadas na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo nesta sexta-feira, 29.
Enquanto o governo promove cortes de gastos em diferentes áreas e estuda formas de reduzir outras despesas, a cúpula do Judiciário tenta conseguir um aumento de 12% sobre os seus vencimentos. O impacto do reajuste seria de aproximadamente R$ 12 bilhões nas contas do Tesouro.
O movimento pelo aumento salarial ocorre enquanto a pressão pelo fim do auxílio-moradia, assim como outros benefícios financeiros, a juízes aumenta. Segundo a Folha de São Paulo, pelo menos seis dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) são a favor de somente extinguir o auxílio-moradia caso haja uma compensação financeira aos magistrados.
Representantes dos principais órgãos do Judiciário do Brasil estariam envolvidos no lobby pelo aumento salarial, sendo eles o STF, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Leia também: Fim do auxílio-moradia economizaria R$ 1,6 bilhão por ano
Leia também: Magistrados marcam atos em defesa do auxílio-moradia
Fontes:
Folha de São Paulo-Judiciário faz lobby e pressiona governo a aumentar salários da magistratura
Jair Bolsonaro significa o único caminho para acabar com esses absurdos que ocorrem no Brasil.