Início » Brasil » Juiz absolve Lula de dois crimes no caso Angola
BRASIL

Juiz absolve Lula de dois crimes no caso Angola

Ex-presidente foi absolvido das acusações de organização criminosa e lavagem de dinheiro em processo que o acusa de tráfico de influência

Juiz absolve Lula de dois crimes no caso Angola
Porém, Lula ainda responde a outros processos no caso (Foto: Lula/Facebook)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O ex-presidente Lula foi absolvido de dois crimes no caso Angola. A decisão foi anunciada na última quarta-feira, 24, pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.

O ex-presidente foi absolvido das acusações de organização criminosa e lavagem de dinheiro no valor de R$ 20 milhões. Apesar de ter sido absolvido nos dois crimes, Lula continua respondendo a outras acusações, como corrupção passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro em outros valores.

De acordo com a decisão do magistrado, Lula não poderia responder por organização criminosa nesta acusação, pois o mesmo crime já está sendo analisado em outro processo. Ademais, foi apontada a “míngua de provas de fatos puníveis” na denúncia contra o ex-presidente.

Em relação à lavagem de dinheiro, que teria sido cometida em um tráfico de influência para auxiliar a empreiteira Odebrecht em obras em Angola, o juiz apontou a “inépcia da denúncia”. Ademais, destacou que Lula não teve “participação nas assinaturas e nos contratos”.

As acusações contra Lula foram feitas em 2016 pelo Ministério Público Federal (MPF). De acordo com as denúncias, o ex-presidente usou, entre 2008 e 2015, sua influência para liberar financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que a Odebrecht realizasse obras em Angola.

A denúncia veio de um desdobramento da Operação Lava Jato. Além de Lula, também são acusados no mesmo processo Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho do ex-presidente, e o empresário Marcelo Odebrecht – que teve o processo suspenso por acordo de delação premiada. Segundo as acusações, Lula e outros envolvidos teriam recebido “de forma dissimulada” mais de R$ 30 milhões da empreiteira.

Fontes:
O Globo-Juiz absolve Lula de dois crimes, mas mantém maior parte da acusação
DW-Juiz absolve Lula de dois crimes no caso Angola

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *