Início » Brasil » Justiça aceita denúncia contra Marcelo Odebrecht e mais 12
Operação Lava Jato

Justiça aceita denúncia contra Marcelo Odebrecht e mais 12

Executivos ligados à Odebrecht vão responder por crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro

Justiça aceita denúncia contra Marcelo Odebrecht e mais 12
Marcelo Odebrecht está preso preventivamente (Fonte: Reprodução/Reuters)

A Justiça Federal aceitou nesta terça-feira, 28, a denúncia do Ministério Público Federal contra o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e mais 12 pessoas investigadas no âmbito da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras.

Leia também: Documentos revelam que EUA investigam obras da Odebrecht no exterior

Com a decisão do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, Marcelo Odebrecht, dono da maior empreiteira do Brasil, e os outros citados agora são réus em ação penal da Lava Jato e vão responder por supostos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Entre os citados estão ainda o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, e o ex-gerente da estatal Pedro Barusco — os três já estão presos.

Marcelo Odebrecht também foi preso preventivamente em junho, junto com o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques Azevedo, ambos denunciados por corrupção.

A Justiça entende que, grandes empreiteiras do país, “especificamente a OAS, Odebrecht, UTC, Camargo Corrêa, Techint, Andrade Gutierrez, Mendes Júnior, Promon, MPE, Skanska, Queiroz Galvão, IESA, Engevix, SETAL, GDK e Galvão Engenharia, teriam formado um cartel, através do qual, por ajuste prévio, teriam sistematicamente frustrado as licitações da Petrobras para a contratação de grandes obras, e pagariam sistematicamente propinas a dirigentes da empresa estatal calculadas em percentual sobre o contrato”.

A denúncia foi oficializada pelo Ministério Público Federal na última sexta-feira, 24. O MPF também pediu o ressarcimento de mais de R$ 7 bilhões aos acusados.

Fontes:
Uol - Marcelo Odebrecht e mais 12 viram réus na operação Lava Jato

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *