Início » Brasil » Justiça envia tropas da Força Nacional a Belo Monte
Conflito em Belo Monte

Justiça envia tropas da Força Nacional a Belo Monte

Segundo ministro da Justiça, medida tem como objetivo a manutenção da ordem pública nos locais onde se desenvolvem as obras

Justiça envia tropas da Força Nacional a Belo Monte
Atividades no canteiro de obras do sítio Pimental já foram retomadas (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Diante dos conflitos que paralisaram por um dia as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, solicitou o envio de tropas da Força Nacional e Segurança Pública ao Pará. O efetivo permanecerá no local por 90 dias, prazo que poderá ser estendido.

Segundo o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, as tropas foram enviadas com o objetivo de “garantir incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública nos locais em que se desenvolvem as obras, demarcações, serviços e demais atividades atinentes ao Ministério das Minas e Energia”.

Na última quinta-feira, 21, um grupo de manifestantes, composto na maioria por índios, ocupou o canteiro de obras do sítio Pimental, em Belo Monte. Porém, após uma reunião entre representantes da Norte Energia (empresa responsável pelo empreendimento), indígenas e produtores rurais da região, o canteiro foi desocupado e as atividades retomadas.

Em nota, a Norte Energia declarou que os manifestantes deixaram o local após o esclarecimento de algumas questões relacionadas aos agricultores e à revisão dos prazos das ações relacionadas a índios e ribeirinhos.

Fontes:
Valor-Justiça manda tropa da Força Nacional proteger Belo Monte
G1-Manifestantes desocupam canteiro de obras de Belo Monte

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *