Início » Brasil » Justiça para Dilma
Coluna Esplanada

Justiça para Dilma

A presidente da República, diante de todos os defeitos expostos como gestora, tem seu mérito por peitar quem a tenta manipular, e dizer o que pensa

Justiça para Dilma
Dois episódios marcam este seu perfil (Foto: Wikimedia)

É preciso reconhecer que a mulher mais mal falada da nação brasileira, abandonada pelo mentor, pouco defendida pelo próprio partido e com a cara na vitrine apanhando diariamente, mas firme no posto, tem ‘cul…’ – com o respeito da licença poética. Fato é que a presidente da República, diante de todos os defeitos expostos como gestora, e pela equipe incompetente em parte da Esplanada, tem seu mérito por peitar quem a tenta manipular, e dizer o que pensa.

Dois episódios marcam este seu perfil, um deles ocorreu há poucos dias, na Cúpula do Mercosul. Fez o ditador civil da Venezuela, Nicolás Maduro, deixar Brasília pisando firme e soltando baforadas de charuto bem irritado no seu jatinho. O que se falou no Itamaraty é que, por um erro do cerimonial, ela o fez esperar por três intermináveis minutos enquanto recebia o presidente da Guiana, em litígio com a Venezuela por limites marítimos – as reservas de petróleo explicam.

Mas Maduro, contam fontes venezuelanas, saiu marchando mais cedo de Brasília, numa nítida descompostura à anfitriã, porque ouviu dela uma frase incômoda durante a reunião, dita aos holofotes: ‘Não há espaço para aventuras antidemocráticas na América Latina’. Os chaviztas indicaram que foi um recado para o seu presidente, que arrebenta populares que o criticam, e prende opositores pelo simples fato de serem opositores. Ao contrário do ex-presidente Lula, Dilma dá sinais de que não será complacente com o desgoverno dos vizinhos.

Outro que ela peitou foi o próprio Lula. Ele queria se candidatar a presidente em 2014, a despeito da saúde frágil, esperou um sinal dela, não tocaram no assunto, mas Dilma fez de conta que não entendeu. Começaram então as críticas dele a ela, no circuito do PT. A situação política e a amizade desandaram quando ela soltou um ‘não vai ficar pedra sobre pedra’ durante a festa no dia da sua eleição. Era um recado para Lula, dizem seguidores da presidente, sobre os desmandos dele na Petrobras. Àquela altura, a Lava Jato já esculhambava parte da sua base e chegava à porta do Palácio. Lula saiu da festa cuspindo fogo. E assim, desde então, veio à tona a insatisfação dele com a apadrinhada no cargo, e também a guerra entre lulistas e dilmistas.

Essa briga entre os dois começou em abril de 2013, quando Dilma elevou Graças Foster a presidente da Petrobras e a incumbiu de fazer a limpa na estatal antes que fosse tarde. Graças demitiu Paulo Costa e Renato Duque. A Lava Jato os prendeu um ano depois. Mas já era tarde.

Um dia os livros de História talvez façam Justiça para Dilma. O PT começa a desconfiar de que a senhora que instituiu a delação premiada possa ser a principal personagem de uma, na maior operação policial e judicial do Brasil.

Classificados

Uma pequena prova de onde se metem os bilionários fundos de pensão estatais, com investimentos altos nem sempre resultando em retornos fáceis ou rápidos – e que cubram o que foi investido.

Há mais de um ano, o Centrus, fundo do Banco Central, tenta vender dois imóveis de sua carteira. Pede R$ 18 milhões pelo Shopping DC em Navegantes (SC) – um preço até razoável, diz um empresário do setor -, e mais de R$ 50 milhões por um edifício empresarial de 15 andares, com cinco de garagem, erguido em Porto Alegre.

O Centrus é um fundo com gente séria. Onde não há relatos de roubalheiras ou suspeita de larápios no Conselho a exemplo de outros fundos.

A morte da Pororoca

Ninguém sabia. Com tanta crise social (de segurança pública), política e econômica, alguém se deu o trabalho de descobrir rumores de que a Pororoca morreu. Trata-se (ou tratava-se) de um fenômeno natural que, num País sério, seria alçado a Patrimônio Imaterial.

Fato é que o deputado André Abdon (PRB-AP) tratou de alertar para o caso. Ele solicita a realização de Audiência Pública para debater ‘as causas que levaram a extinção do fenômento da Pororoca no Rio Araguari, no Amapá, com a presença de representantes do ICMBio, do Ministério Público Federal, dos Pecuraristas da região e da Eletrobrás Eletronorte’.

Não será surpresa se descobrirem que a Pororoca saiu do Amapá, passou por Brasília e levou correnteza abaixo toda a credibilidade do governo e do Congresso.

 

Com Equipe DF, SP e Nordeste

11 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    A Maga Patalógica quando tomou posse na Petrobras fez um discurso emocionado e jurou lealdade . . . à Madame Mim, não ao Brasil ou a Petrobras, como era de se esperar. Daí se tem uma ideia dos compromissos que unem essa gente.

  2. Joaquim Caldas disse:

    Tava muito bom pra ser verdade: bandidos expulso da pátria,retornam oferecendo democratização,esperança e segurança à sociedade,ocupam os melhores cargos na política e tornam o roubo sustentáveis.Aqueles que acreditaram nos ladrões e os que fizeram outros acreditarem,estão com vergonhas de si mesmo! O primeiro desarmamento foi ontra os militares que ficaram acuados e com isso “Eles avançaram!

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    Todos estão vendo que a Dilma é incapacitada e não possui nada que se diga ISTO É BOM assim como Deus fez o mundo. Sua popularidade esta abaixo de todos os presidente que não souberam governar nosso país. O Supremo Tribunal deveria também vasculhar D. Graça Foster que saiu de mansinho e nada deu para ela uma ex favelada vendedora de lata. Já se poderia solicitar o IMPEACHMENT desta guerrilheira, ladra e que nem vereadora foi para entender algo sobre política. Basta, todos os dias é a mesma coisa e ninguém toma providência, temos que voltar e irmos as RUAS, PANELAÇO, CARAS PINTADAS e até os BLACK-BLOK

  4. DJALMA BENTES disse:

    Agora me deu medo. O&N=Leandro Mazzni, querendo ” justificar ” o injustificável. melhor seria aprofundar a matéria da pororoca, muito mais relevante/importante para os destinos da Pátria. Caraca… ,

  5. paulo fernando disse:

    Diante de tanto vai e volta fico sem opinião diante dessa notícia,,,,

  6. Plinio disse:

    Dilma sai, 31/12/2018!!

  7. Elmer C. Corrêa Barbosa disse:

    Quê, que isso companheiro?! Esse papo de Dilma ter batido de frente com Brahma da Silva porque este não concordava com a indicação de Graça Foster não bate; a dona Graça era mulher de confiança do Planalto. Lula e Dilma entendiam que ela não passava de uma inocente útil, que acataria a orientação de Brahma da Silva…afinal ela integrava o conselho da Petrobras e ‘entubou’ a mentira deslavada de que dona Dilma, presidentA do conselho nada sabia..É sempre bom lembrar que em 2006, o colegiado reunia ainda o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho; o ex-ministro e atual governador da Bahia, Jaques Wagner; e o ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra. Como representantes dos acionistas privados, eram membros o empresário Arthur Antonio Sendas (falecido em 2008) e Fabio Colletti Barbosa, ex-presidente do Banco Real e do Santander Brasil e atual presidente-executivo da Abril S.A. Quando dona Graça Foster afirmou que o prejuizo da Petrobras chegara a 80 bilhões….foi devidamente defenstrada e dona Dilma passou a ver a novela das oito sozinha.

  8. ilio borges de araujo disse:

    Não é possível que uma pessoa só tenha defeitos, e claro Dilma deve ter lá algumas qualidades, todavia, como uma Presidente, deixa claro a sua incompetência para governar, somado a isso vem a mentira e o embuste. A operação Lava Jato está chegando em sua anti sala, e tem mais ela presidiu o Conselho da Petrobras por muitos anos e como ex ministra das Minas e Energia, e Chefe do gabinete civil de Lula não tem como inventar desculpas de desconhecimento do que lá acontecia. O que lamento profundamente é um jornal da estirpe do Opinião tecer elogios a essa Senhora!!!!!!

  9. Vitafer disse:

    Sensato o Marcelo, taí, gostei.

  10. Marcelo disse:

    “Rapá”…. que invertida heim? E você acha mesmo que a Dilma está aguentando sozinha, que é coração valente? Por favor. O projeto do PT é não largar o poder e não se preocupe, ela está garantindo o futuro da filha que já está milionária controlando a RBS no Sul do Brasil. O que ela está fazendo não é mérito, é teimosia, e quem sofre, esse sim guerreiro, é o povo brasileiro.
    Verdade seja dita, é o brasileiro quem merece reconhecimento.

    Que furada sr. L.M.

  11. Roberto Henry Ebelt disse:

    O Shopping DC Navegantes fica em Porto Alegre.
    Desconheço a existência de um Shopping DC na cidade Navegantes.
    Não estamos diante de uma confusão?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *