Início » Brasil » Lamartine Babo
NESTA DATA

Lamartine Babo

Em 10 de janeiro de 1904, nasce o compositor Lamartine Babo, famoso pelas marchinhas de carnaval e hinos de futebol

Lamartine Babo
O clássico das festas juninas “Chegou a hora da fogueira” também é de sua autoria (Foto: Reprodução/Youtube)

Nascido no Rio de Janeiro, em 10 de janeiro de 1904, Lamartine de Azeredo Babo, mais conhecido como Lalá, ficou famoso por suas marchinhas de carnaval e hinos de futebol. O torcedor do América compôs os hinos do Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, América, Bangu, Madureira, Olaria, Bonsucesso, Canto do Rio e São Cristóvão.

Lamartine era filho de Leopoldo de Azeredo Babo e Bernardina Gonçalves Babo. Sua paixão por música e carnaval foi herdada de seus pais, que sempre organizavam saraus em casa. Aos 14 anos, ele compôs sua primeira valsa: “Torturas do amor”. Aos 16, criou a opereta “Cibele”.

Mas sua fama nacional veio nos anos 1920 com as marchinhas de carnaval. Em 1924, deixou o emprego numa companhia de seguros e foi viver do teatro musicado. Já em 1929, entrou para o rádio, onde cantava, fazia esquetes e contava piadas. Um ano depois, ele já tinha seu próprio programa, “Horas Lamartinescas”.

Babo é autor de músicas como “Lua cor de prata”, “Serra da Boa Esperança” e “Eu sonhei que tu estavas tão linda” (com Francisco Mattoso). O clássico das festas juninas “Chegou a hora da fogueira” também é de sua autoria.

Lamartine Babo morreu em 16 de junho de 1963, vítima de  infarto. Em 1981, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense homenageou o compositor com o enredo “O Teu Cabelo Não Nega” e conquistou seu bicampeonato.

Fontes:
Globo Esporte-Lamartine Babo, o compositor dos hinos dos clubes do Rio de Janeiro
Britannica-Lamartine Babo
Folha de S.Paulo-Lamartine Babo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *