Início » Brasil » Lava Jato pode aterrissar nos aeroportos concedidos
Coluna Esplanada

Lava Jato pode aterrissar nos aeroportos concedidos

Empregados da Infraero indicam que a Operação Lava Jato está taxiando para aterrissar nos documentos dos aeroportos entregues ao controle das empreiteiras

Lava Jato pode aterrissar nos aeroportos concedidos
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Os experientes e bem informados empregados da Infraero que defendem uma CPI para investigar as concessões indicam que a Operação Lava Jato está taxiando para aterrissar nos documentos dos aeroportos entregues ao controle das empreiteiras, todas enroladas com a Justiça. Alvos recentes, a Andrade Gutiérrez opera Confins (Belo Horizonte) com a Camargo Corrêa, e Odebrecht comanda o Galeão (Rio de Janeiro), dois lucrativos aeroportos. Completam esse check-in a Engevix (JK, em Brasília, e Natal), UTC (Viracopos, Campinas) e OAS (Cumbica, em Guarulhos).

Do seu, do nosso

UTC, Engevix e OAS fizeram obras nos terminais de seus aeroportos com suas próprias tabelas de preço, financiados pelo BNDES e com Infraero cobrindo 49% dos custos.

Check-list

Há suspeita de que as tabelas de preços das empreiteiras estão sobrevalorizadas em relação às do TCU. Com a palavra, o Tribunal.

Registro

A Associação Nacional de Empregados da Infraero já enviou carta ao ministro da Aviação reforçando pedido de apoio a uma CPI das Concessões no Congresso.

Venezuela desnuda

É muito pior o cenário na Venezuela, além do que sabem congressistas brasileiros da base e oposição. Muito mais que cercear liberdade de imprensa e de expressão, e prender opositores sem motivos, o governo Maduro conta com simpatizantes em todos os setores que ameaçam quem questiona a ditadura civil do País.

Ameaças para todo lado

Foi o caso sobre a misteriosa volta antecipada em dois anos, para o Brasil, do embaixador em Caracas, José Marcondes Carvalho. Sua esposa, artista plástica peruana crítica do governo, sofreu ameaças de morte. O casal voltou a Brasília em abril do ano passado, como revelou a Coluna. Marcondes sabe muito, e trabalha no Itamaraty.

Dossiê Fim do Mundo

A Kroll, mais experiente empresa de investigação do mundo, contratada pela CPI da Petrobras, entregou seu relatório aos deputados. Encontrou algo podre além do que sabem os parlamentares, a empresa e a imprensa.

Contem outra

O relatório está restrito às cúpulas do PMDB e PT. Tem uma turma na comissão tão desesperada que afinou o discurso: ‘Não há nada’, mas também não revela o conteúdo.

Marina na cabeça

Os dirigentes do PDT, REDE (a se lançar), PV, PSB e PPS estão conversando para uma alternativa em 2018: lançar uma Frente da Esquerda Democrática como terceira via.

Como, excelência?

O ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, parece não ter se inteirado do processo de voto impresso da urna eletrônica. Disse em entrevista: ‘Ao se permitir que o eleitor pegue esse papel ou coloque numa urna, isso sim pode reintroduzir o elemento fraude’. O eleitor não tem acesso ao voto impresso. Papel fica na urna para eventual recontagem.

Esqueceram de mim

Vice-presidente da CBF, o ex-deputado federal Walter Feldman é autor de um livro recém-lançado sobre a importância do banho de sol como fonte de vitamina D para a pele. Será que José Marin tem tomado banho de sol na cadeia em Zurique?

Bomba (na conta)

O FBI investiga se há participação de brasileiros numa operação durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. O cartola da Conmebol, Nicolas Leoz, recebeu transferência de US$ 23 milhões de uma agência do Banco do Brasil na conta da entidade em Assunção. Dali, a grana foi transferida para conta nas Ilhas Cayman.

O Nº 1

Pelo visto, Lula é um dos maiores contribuintes pessoais da Receita Federal. Sobre altos valores das palestras do ex-presidente, o ‘Brahma’, pagos pela OAS, o Instituto do petista afirma que as negociações são feitas no Brasil e ele paga os impostos.

Rota do milhão

Para justificar os R$ 3 milhões repassados, o Instituto informa que foram quatro palestras: Portugal (2011), África do Sul, Moçambique (2012) e Colômbia (2013).

Encontro dos blogueiros

Acontece no sábado, no Golden Tulip em SP, a II Conferência Nacional de Blogs, promovida pela CBBlogers. Tema será ‘Segredos do Sucesso’ para atrair leitores.

Ponto Final

Dezenas de cidades já aprovaram o Plano de Educação sem ideologia de gênero: Recife, Goiânia, Curitiba, Monguaguá (SP), Valparaíso (GO), Arujá (SP) entre elas.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *