Início » Brasil » Lei do Mar
COLUNA ESPLANADA

Lei do Mar

Projeto que institui a Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro se arrasta na Câmara há seis anos

Lei do Mar
Projeto já foi aprovado em comissões e, desde junho, está pronto para votação no plenário (Foto: Adema/Governo de Sergipe)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Enquanto as manchas de óleo avançam pelo litoral do Nordeste, um projeto que institui a Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro (PNCMar) se arrasta na Câmara há seis anos. Entre outros pontos, a proposta (PL 6969/13) aprimora a conservação e a exploração sustentável dos ecossistemas costeiros e marinhos com medidas contra a pesca predatória e ameaças de atividades petrolíferas. O projeto já foi aprovado pelas comissões e, desde junho, está pronto para votação no plenário da Casa.

Ameaças

O autor do projeto, ex-ministro Sarney Filho, já apontava em 2013 falta de efetividade na conservação da Zona Costeira brasileira. “As ameaças aos ecossistemas costeiros têm aumentado, e há a necessidade de se reverem as normas sobre a gestão costeira no País”.

CPI do vazamento

Com 250 assinaturas de parlamentares de 25 legendas, o requerimento que pede a criação de uma CPI para apurar o vazamento de óleo que atingiu noves Estados do não deve prosperar na Câmara. A iniciativa partiu de parlamentares da oposição.

Gaveta

A decisão de instalar a CPI cabe ao presidente da Casa, Rodrigo Maia, que já indicou que não pretende dar aval à investigação. Maia, aliás, brecou outra CPI da oposição – da Vaza Jato – que pretendia apurar a conduta do ex-juiz Sérgio Moro.

Negado

A Polícia Federal negou acesso à CPI das Fake News ao inquérito que apura supostos atos ilícitos relacionados ao uso de ferramentas digitais na campanha das eleições de 2018.

Crivo

Na resposta encaminhada à CPI, a PF diz que “necessitar-se-á de um crivo maior de rigidez para seu compartilhamento, vistotratar-se de investigação ainda em curso, com diligências em andamento”. O pedido da CPI foi encaminhado pela PF à Justiça Eleitoral, onde tramita o inquérito.

Frota

Expulso pelo PSL, o deputado Alexandre Frota, agora no PSDB, será o primeiro depoente da CPI na próxima semana. Será indagado pela oposição sobre a suposta “milícia virtual” citada por ele à época da expulsão.

Te cuida, Temer

A força-tarefa Greenfield pede que a Justiça reveja a da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília que absolveu o ex-presidente Michel Temer da acusação de embaraço à investigação.

Manter isso, viu

O caso ficou conhecido pela frase “tem que manter isso, viu?”, captada em diálogo do então presidente com Joesley Batista. Os procuradores argumentam que, ao contrário do da sentença, o crime ficou comprovado por diversas evidências além da gravação.

Corporativo

O PSB quer fiscalizar as despesas efetuadas com o cartão corporativo do presidente Jair Bolsonaro ao longo deste ano. O pedido foi feito pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Sigilo

Só no primeiro semestre deste ano, foram registrados sob sigilo gastos com cartões corporativos no valor de R$ 5,8 milhões, cita o deputado: “Esses gastos são questionáveis”.

Tesouro

O total de investidores ativos no Tesouro Direto cresceu 65,40% nos últimos 12 meses. Em setembro, 21.961 investidores tornaram-se ativos, um crescimento de 1,94% em relação ao mês anterior.Os títulos mais demandados pelos investidores foram os indexados à taxa Selic (Tesouro Selic) que totalizaram R$ 966,16 milhões.

ESPLANADEIRA

#  Os jornalistas Chico Otávio e AloyJupiara lançam amanhã, na Livraria Travessa de Botafogo, no Rio de Janeiro, “Deus tenha misericórdia dessa nação”, biografia não autorizada de Eduardo Cunha.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Almanakut Brasil disse:

    Relator da ONU quer examinar impacto de vazamento de petróleo no Nordeste – (26/1/2019)

    É OU NÃO É?

    Na CorreRia

    https://www.youtube.com/watch?v=kvZUdHgBdYQ

    Vão fazer como os caipiras do vídeo, para terem a certeza da origem do petróleo?

  2. Almanakut Brasil disse:

    Relator da ONU quer examinar impacto de vazamento de petróleo no NE – (UOL/Defesanet – 26/10/2019)

    A máquina da ONU entra em campo para criar discursos para afastar dos culpados.

    http://www.defesanet.com.br/11set2001/noticia/34670/GHL-Brasil–Relator-da-ONU-quer-examinar-impacto-de-vazamento-de-petroleo-no-NE

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *