Início » Brasil » Leitor comenta a corruptibilidade humana
OPINIÃO PÚBLICA

Leitor comenta a corruptibilidade humana

Markut é o Opinião Pública da semana. Participe você também!

Leitor comenta a corruptibilidade humana
Comente e participe!

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Markut comentou a matéria ‘FT’ chama Odebrecht de ‘máquina de propina brasileira’” e foi eleito o Opinião Pública da semana. E você? Já deu sua opinião hoje?

Creio que vale, de início, citar o recente livro de Yuval Noah Harari, “Homo Deus- Uma breve história do amanhã”: Por milhares de anos, reviravoltas tecnológicas, econômicas e sociais fizeram parte da história. Mas, algo permaneceu constante: a humanidade em si mesma…… as estruturas mais profundas da mente humana não se alteraram….(sic), das quais ouso dizer que a corruptibilidade é uma delas.

O tempo histórico foi suficientemente longo para nos convencer que a luta contra a corrupção é uma luta constante. Os exemplos do maior ou menor sucesso contra esse mal estão aí, disponíveis, mostrando que democracia e escolaridade têm sido os melhores antídotos, não para eliminá-la, mas para torná-la suportável, a nível de penalizações legais severas e adequadas, sem o que a sociedade ficará totalmente comprometida.

O exemplo brasileiro, desse gigantesco conluio de corruptos e corruptores, que chega a merecer o arguto comentário do ‘FT’, mostra, para vergonha e humilhação nossa, o quanto, neste caso, foi ultrapassado o nível suportável.

O porte e a riqueza do país, o seu recente passado de colonização ibérica, em que impunidade e imunidade estiveram sempre presentes, contribuíram para a situação atual, em que o vazio de valores morais e civilizados, foi ocupado pelo lucrativo negócio do assalto aos cofres públicos.

Os maus exemplos, derramados do topo da pirâmide social, tornam-se epidêmicos e não haverá sociedade que sobreviva satisfatoriamente. Vale relembrar, a propósito, o interessante mapa global da corrupção, que corrobora o pensamento de Harari.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. carlos alberto martins disse:

    o nosso povo tem falta de cultura cívica.os pedágios de nossas estradas marcaram mais de um milhão de passagens nas saídas para o litoral e interior de sp.não sou contra curtir um bom fim de semana se divertindo e cultuando a data máxima da cristandade. porque não encontramos o mesmo empenho em um desfile até Brasília numa demostração de revolta contra a atual política corruptiva que lá domina a nossa nação.é fácil entendermos:a nóssa cultura é igual a das hienas,só comemos o que é podre e rimos de felicidade.Póbre povo.

  2. Beraldo disse:

    O primeiro e o último parágrafos, baseados no que o autor extrai da sua leitura do tal Harari, são “alarmantes”.

    Nos demais, o leitor desfila com inteligência suas opiniões pessoais, já bastante conhecidas, como de resto, a de todos os frequentadores mais assíduos deste espaço do O&N.

    Fica uma indagação sincera, direta e reta: trata-se de uma afirmação de que o ser humano é corruptível por natureza?

    Caso positivo, endossa a máxima popular, com que muitos não concordam: “Todo Homem Tem seu Preço”.

    Ou não é nada disso!?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *