Início » Brasil » Líderes do Mercosul se reúnem em Brasília nesta quinta-feira
51ª CÚPULA DO MERCOSUL

Líderes do Mercosul se reúnem em Brasília nesta quinta-feira

Entre os objetivos da reunião está a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

Líderes do Mercosul se reúnem em Brasília nesta quinta-feira
Brasil deixará a presidência rotativa do Mercosul, passando-a para o Paraguai (Foto: Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Líderes dos países que integram o Mercosul e representantes de outras nações associadas ao bloco chegaram ao Brasil nesta quinta-feira, 21, para a 51ª Cúpula do Mercosul. O objetivo do encontro é aproximar os países do continente sul-americano, fortalecer o diálogo com a Aliança do Pacífico e concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia.

Os presidentes Michel Temer, do Brasil; Mauricio Macri, da Argentina; Horacio Cartes, do Paraguai; Tabaré Vázquez, do Uruguai; Evo Morales, da Bolívia; e David Granger, da Guiana, estão confirmados no encontro. Além deles, representantes de Chile, Equador, Suriname, Colômbia e Peru participam da Cúpula na condição de associados.

As atividades da reunião começaram às 11h, no Palácio Itamaraty, em Brasília. Segundo a programação, haverá uma foto oficial do encontro, seguida por um almoço oferecido pelo presidente Michel Temer aos chefes de Estado.

Ademais, o Brasil deixará a presidência rotativa do Mercosul, passando-a para o Paraguai. O Brasil assumiu o posto em julho, durante a reunião do bloco realizada na Argentina.

Durante a presidência brasileira, a Venezuela sofreu uma nova sanção por descumprir as normas de adesão ao Mercosul. O país está suspenso do bloco por “ruptura da ordem democrática”.

Objetivos do encontro

O porta-voz de Michel Temer, Alexandre Parola, revelou que um dos objetivos da cúpula é tornar o Mercosul mais aberto e moderno. “O objetivo agora é transformá-lo [o bloco] em plataforma de inserção internacional de seus membros no mundo e no século 21″, disse Parola.

Parola explicou que a parceria entre Mercosul e Aliança do Pacífico tem se fortalecido com o objetivo de facilitar o comércio entre os blocos. Outra perspectiva da cúpula é finalizar o acordo comercial com a União Europeia, que está em negociações há quase 20 anos.

Fontes:
G1-Temer recebe líderes do Mercosul nesta quinta-feira para cúpula do bloco

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *