Início » Brasil » Lista tríplice para vaga de Janot chega ao Planalto
POTENCIAIS SUBSTITUTOS

Lista tríplice para vaga de Janot chega ao Planalto

Os procuradores Nicolao Dino, Raquel Dodge e Mario Bonsaglia foram eleitos pela classe como possíveis substitutos de Janot

Lista tríplice para vaga de Janot chega ao Planalto
Cabe a Temer escolher o nome do sucessor de Janot (Foto: ANPR)

A lista contendo o nome dos três procuradores candidatos a substituir Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República chegou ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 28.

Os candidatos são: Nicolao Dino, Raquel Dodge e Mario Bonsaglia. Eles foram os três mais votados na eleição promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

A eleição ocorre em todas as unidades do MPF no país. Depois, os nomes mais votados são encaminhados para a escolha do presidente da República. Esse formato de escolha foi criado em 2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 2003, o então presidente Lula passou a reconhecer e prestigiar a escolha dos procuradores, optando por alçar ao cargo o candidato com a maior quantidade de votos na eleição. O modelo de escolha foi seguido na gestão de Dilma Rousseff.

Na votação da classe, Nicolao Dino obteve 621 votos, Raquel Dodge obteve 587 e Mario Bonsaglia obteve 564. Se Temer obedecer o modelo de escolha de seus antecessores, Dino será o novo procurador-geral da República após Janot deixar o cargo, o que ocorre em setembro deste ano.

Fontes:
Estadão-Lista tríplice para vaga de Janot chega ao Palácio de Temer

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *