Início » Brasil » Lula cobra de Dilma veto à lei da terceirização
'questão de honra'

Lula cobra de Dilma veto à lei da terceirização

Em discurso no 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Lula diz que veto à proposta é uma 'questão de honra'

Lula cobra  de Dilma veto à lei da terceirização
Lula disse que o governo não deve permitir o retrocesso nos direitos trabalhistas (Reprodução/Internet)

O ex-presidente Lula cobrou da presidente Dilma Rousseff o veto ao Projeto de Lei 4.330/2004, que regulamenta a terceirização no país. A exigência foi feita em um discurso de Lula no 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, realizado em Guarulhos na noite da última terça-feira, 14.

O ex-presidente disse que o veto à proposta é uma questão de honra e que o governo não deve permitir o retrocesso nos direitos trabalhistas. “Não deixar aprovar a lei 4.330 é uma questão de honra. Dilma, conte conosco para qualquer coisa, mas por favor tente fazer com que o Congresso Nacional respeite as conquistas da classe trabalhadora brasileira”.

Lula disse que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sancionada por Getúlio Vargas, nunca teve o apoio da elite do país, pois, segundo ele, impede a exploração do trabalhador. “Por isso a elite brasileira nunca gostou de Getúlio e levou Getúlio à morte. O que nós não queremos é que as empresas passem a utilizar quase que mão de obra escrava, como no século passado”.

Ainda em seu discurso, Lula comparou os protestos contra Dilma aos realizados contra ele em 2005, no auge do escândalo do mensalão. “Faz dez anos que há uma política premeditada de criminalizar o PT. Eles nunca vão reconhecer que nunca antes na história deste país um governo criou instrumentos para combater a corrupção, como o PT fez nestes 12 anos”.

Além de Lula, também discursou o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, que disse que, se aprovada, a lei da terceirização vai “rasgar a CLT” e “precarizar as relações de trabalho”. “Por que o patrão vai pagar diretamente se ele pode contratar uma empresa terceirizada e pagar menos?”.

Fontes:
Valor-Lula cobra de Dilma veto à lei da terceirização, como questão de honra

1 Opinião

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    Lula vai fazer de tudo para manter a imagem de “Pai dos Pobres”, e isso inclui voltar a explorar o mesmo discurso canalha de conflito de classes, contrapondo ‘trabalhadores’ e ‘elites’. Daqui a pouco, vai dar uma de Maduro e dizer que o espírito de Getúlio Vargas apareceu pra ele como um passarinho!… Ah!, claro, e se tiver que queimar Dilma Rousseff para se manter relevante, ele não vai hesitar em fazê-lo…!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *