Início » Brasil » Lula combate câncer no pâncreas
Coluna Esplanada

Lula combate câncer no pâncreas

A doença que agora ataca o pâncreas do ex-presidente foi descoberta em meados de 2014

Lula combate câncer no pâncreas
Lula estaria tomando diariamente um medicamento importado dos Estados Unidos (Reprodução/Internet)

Uma má notícia para os eleitores e simpatizantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi curado do câncer que acometeu a laringe, mas o veterano cacique do PT voltou a combater sigilosamente um câncer que agora ataca o pâncreas. Foi descoberto em meados de 2014, entre maio e junho, e Lula passou a visitar esporadicamente o Hospital Sírio Libanês em São Paulo durante a madrugada, entrando de carro pela garagem privativa do corpo clínico para evitar suspeitas.

Há dois meses o repórter teve acesso a informações sigilosas sobre o estado de saúde do ex-presidente, e desde então confirmou a informação com quatro fontes distintas, que pediram anonimato – um médico do Sírio, um diretor do PT, um assessor especial do Palácio do Planalto e um parlamentar amigo próximo de Lula.

O ex-presidente não faz tratamento intensivo no hospital – onde se curou do primeiro câncer – porque estaria tomando diariamente um medicamento importado dos Estados Unidos, que custa cerca de R$ 30 mil por mês (ainda não comercializado no Brasil). Seria sob o princípio do Bevacizumab, com uma versão mais recente e potente do popular Avastin, que ameniza o quadro clínico e a dor, e evita a quimioterapia.

O quadro de saúde impediu Lula de intensificar a agenda de campanha junto à presidente Dilma Rousseff, embora tenha feito visitas a algumas capitais, mas sempre sob orientação e cuidados médicos. A presença do médico Roberto Kalil na festa da vitória de Dilma, no Palácio da Alvorada, onde Lula se encontrava na noite do dia 26 de outubro, não seria mera visita à amiga que também combateu a doença sob os cuidados do mesmo médico de Lula.

A situação da saúde do maior líder político do Brasil na atualidade pode mudar todo o cenário político-eleitoral para a próxima eleição presidencial em 2018. Apesar de negar que não será candidato a presidente, Lula o é, desde agora, porque o PT balança no Poder: o País está como nunca rachado ao meio entre petistas e não-petistas – ou PT x PSDB – e o partido não tem uma figura nacional de peso eleitoral para concorrer à Presidência no pós-Dilma. O PT vai depender da saúde de Lula, para se lançar, ou para endossar um novo nome.

Candidatos não faltam, e veladamente iniciam involuntariamente uma disputa dentro do PT: Os pré-candidatos ao Planalto, sem Lula no cenário, hoje são os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Jaques Wagner (Ministro da Defesa) e Patrus Ananias, de volta ao Governo, no Ministério do Desenvolvimento Agrário. O mais forte – o que dependerá de sua atuação – vive fora de Brasília, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Ele é amigo de décadas de Dilma, são confidentes, foi ministro bem avaliado e comanda o segundo maior colégio eleitoral do Brasil.

Questionada há mais de um mês, a assessoria do Instituto Lula, que responde por assuntos pessoais do ex-presidente, negou veementemente a nova doença, e informou que só se comunicaria oficialmente diante de nota do Hospital Sírio e Libanês. Questionada para uma nota oficial, a assessoria do hospital informou que não vai se pronunciar – e assim não confirmou, mas também não negou.

Cunha e seu jatinho

Não é surpresa para os cidadãos da pequena cidade de Cláudio (MG), encravada nas montanhas mineiras, o aeroporto construído por Aécio Neves nas terras de um tio-avô (irmão da avó Risoleta Neves), com dinheiro do governo de Minas.

Na cidadela não é segredo de que sempre foi para uso pessoal, para visitar os familiares na fazenda onde cresceu, e onde Aécio é chamado de Cunha. É por lá que adora cavalgar em Manga-Largas marchadores.

Há anos, Aécio voa num jatinho prefixo PT-GAF, que seria do padrasto. Como jatinho em cidadela é igual a disco voador e faz o povo correr para ver, podem aparecer a qualquer momento fotos ou vídeos do avião na pista particular. A conferir.

59 Opiniões

  1. SOU EU disse:

    ELE É O CÂNCER DO BRASIL.

  2. MAGALI disse:

    TÁ NADA ISSO É CONVERSA FIADA…ESSE TROÇO ESTÁ BEM DE SAÚDE.

  3. JONAS ARAÚJO DE SOUZA disse:

    …Notícia antiga essa, JANEIRO DE 2015!!!

  4. Paulo disse:

    Gente, é impressionante como repórter é igual urubu pra carniça e como existe ódio no ser humano.
    O Brasil tem 516 anos de abordagem dos portugueses aqui, sabemos quem Portugal enviou pra cá.
    Crises sempre o país teve, desde o império e posterior na república. Que eu saiba no governo Arthur Bernardes, quando houve a revolução de 30, no governo do presidente bossa nova com a recessão e escassez de 1957, com o governo Jânio que os políticos o derrubaram alegando insanidade mental, com o regime militar de 64, o país entrou numa calmaria só deturpada pela derrubada do regime por políticos ávidos de vontade de legislar primeira em causas próprias sempre aumentando seus regimentos. Aí entrou lula que vinha com um novo propósito de governo, mais social, mais voltado para as classes operariadas, mas transformou milhões de brasileiros em verdadeiros vagabundos sustentados com fins eleitoreiros, e com isso mudou sua política social para a política da lei de Gérson.
    Com isso o Brasil parou. A onda da corrupção tomou proporções alarmantes e novos lobos aproveitadores vão aparecendo.
    Lembram que citei o período de calmaria? Só dessa maneira o país dá uma guinada na sua rota, não tem mais solução, não cremos mais em políticos desde o mais alto escalão até as câmaras de vereadores onde todos querem apenas se locupletarem.

  5. pitter disse:

    A única salvação para salvar o nosso Brasil é o senhor CÂNCER

  6. Roberio Ribeiro disse:

    O Luladrao nao so’ esta com cancer, ele e’ o proprio cancer dos brasileiros.

  7. VALDIR CALEGARI disse:

    Eu não quero que ele morra de câncer solto. Eu quero que ele morra de câncer na cadeia

  8. ADELSON DE SOUZA disse:

    QUANTA IGNORANÇIA EU NÃO DESEJO UMA DOENÇA DESSA PARA NINGUEM E UMA SITUAÇÃO ONDE NÃO SE SALVA NEM RICO E NEM POBRE. PARA QUE TANTO ODIO ASSIM VAMOS SER MAIS HUMANO EU NÃO SOU PETISTA E NEM PSDB SOU APENAS UMA PESSOA QUE LEVANTO CEDO TODOS OS DIAS EM BUSCA DO MEU SUSTENTO DEUS ILUMINE A CADA UM NESTE MUNDO DE INSERTEZAS DANDO SAUDE E PAZ A CADA UM VAMOS EM BUSCA DE PAZ E FRATERNIDADES PARA QUE TEMOS UM MUNDO MELHOR DE SE VIVER SEM MAGOAS , ODIOS E RANCOR .

  9. Paulo de Oliveira disse:

    O câncer só mata pessoas boas: já está na hora de matar bandidos e assassinos como esse aí.

    FORÇA CÂNCER!!!!! Vá se tratar no SUS, seu assassino!!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *