Início » Brasil » Lula denuncia Sérgio Moro no Conselho Nacional de Justiça
LULA X MORO

Lula denuncia Sérgio Moro no Conselho Nacional de Justiça

Defesa de Lula pede que o CNJ notifique Sérgio Moro por vetar gravação independente de depoimento do ex-presidente ao juiz federal

Lula denuncia Sérgio Moro no Conselho Nacional de Justiça
Para Moro, Lula e seus advogados pretendiam tornar a audiência 'em um evento político-partidário' (Foto: Agência Brasil)

Um dia antes do depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma reclamação disciplinar conta o juiz no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na petição, também assinada por Lula, os advogados pedem providências sobre a decisão de Moro de proibir a gravação independente da audiência.

Os advogados Cristiano Zanin e Roberto Teixeira pedem que o juiz federal seja notificado para prestar informações no prazo de 15 dias, “sem prejuízo de outras diligências necessárias para apurar as verossimilhanças da imputação”. Eles pedem ainda que “sejam adotadas as medidas previstas no Regimento Interno do CNJ, com a eventual imposição de sanções disciplinares” a Moro.

A defesa de Lula pede ao Corregedor Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, que ele proponha ao plenário do CNJ uma investigação de processo administrativo disciplinar, caso considere os argumentos suficientes. Caso contrário, o corregedor vai instaurar uma sindicância para “investigação dos fatos”.

Antes da audiência, a defesa do ex-presidente havia solicitado uma autorização para a gravação de áudio e vídeo paralela a da Justiça Federal, alegando princípio da publicidade e da ampla defesa. Após o juiz recusar o pedido, os advogados entraram com recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também foram negados.

Na ocasião em que negou o pedido, Moro alegou que Lula e seus advogados pretendiam tornar a audiência “em um evento político-partidário”. Com isso, a defesa de Lula disse que o juiz desrespeitou a dignidade profissional dos advogados.

Lula já fez reclamação contra Moro

A defesa de Lula já havia protocolado outra reclamação contra o juiz Sérgio Moro em 9 de dezembro do ano passado. Na ocasião, alegaram que o juiz federal “fez juízo negativo de valor em relação a sua esposa [a ex-primeira-dama Marisa Letícia] e disseminou inverdades com o intuito de prejudicar sua imagem perante a opinião pública”.

O juiz Sergio Moro já respondeu a sete requerimentos do CNJ, sendo duas delas argumentando que ele “agiu com abuso de poder e extrapola sua função constitucional de juiz em processos da Operação Lava-Jato”. Todos eles foram arquivados pela corregedoria do conselho.

Fontes:
O Globo-Ex-presidente Lula denuncia Sergio Moro no Conselho Nacional de Justiça

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

7 Opiniões

  1. Iula Marques disse:

    Engraçado que o Lula acusou o Juiz Sergio Moro de dizer “inverdades” contra a sra. Marisa Letícia e no entanto, o próprio Lula “jogou” toda a culpa em relação ao tripléx no Guarujá e o sítio de Atibaia em cima dela. Já que ela está “morta”, não tem como desmenti-lo.

    Agora quanto ao triunfo da caneta, realmente espero que prevaleça este triunfo, pois o triunfo do Lula é usar pobres militantes, enquanto ele desfruta das mordomias e regalias que o dinheiro que ele roubou pode lhe proporcionar.

  2. olbe disse:

    Fico pasma, não consigo entender como funciona a cabeça dos que ainda defendem Lula..Só Cora Ronai…
    conseguiu me dar uma resposta mais aceitável..pq eles nunca respondem o que a gente pergunta…eles acusam outros de terem feito igual…Este texto merece ser lido com muita atenção:

    Cora Ronai

    Tenho bons amigos que, apesar de inteligentes — muito inteligentes — são otimistas.
    Antigamente eu poderia jurar que inteligência e otimismo não andam juntos, mas dou a mão à palmatória: eu estava errada.
    A cada nova delação, a cada nova evidência que aparece na Lava Jato, eles escrevem posts comentando que, agora, não é mais possível apoiar Lula e Dilma, e que quem defende os dois terá que rever a sua posição.
    Percam as esperanças, queridos otimistas.

    O apoio a Lula e Dilma não passa pelo raciocínio; passa pela fé.
    Lula é o Herói do Brasil, e não há nada que convença os seus fiéis do contrário.

    Se amanhã aparecer um vídeo do Lula recebendo um caminhão de dinheiro vivo das mãos de um Odebrecht, vão dizer que isso não tem importância, e que FHC e Aécio…

    Se aparecerem cheques, escrituras, documentos assinados, fotos comprometedoras, vão dar de ombros e repetir que no Brasil se rouba desde 1500, e que Lula tirou 600 milhões da miséria, e que FHC e Aécio…

    Os filhos milionários, o irmão pensionista da Odebrecht?
    As especulações imobiliárias da dona Marisa?
    O que Lula tem a ver com isso? Acaso ele é o guarda do seu irmão?
    E ninguém sabe o que é uma mulher? E o que é que ele pode fazer se tem filhos talentosos? E FHC e Aécio…

    Dilma, por sua vez, está em franco processo de canonização.
    Não estou brincando.

    A narrativa garante que ela é uma pessoa brilhante, que foi defenestrada apenas por ser honesta e por ser mulher, uma mártir do feminismo e da integridade.
    O fato de não dizer coisa com coisa é detalhe. E má vontade da gente. E FHC e Aécio…
    E Alckmin e Temer e Cunha e Dória.

  3. Beraldo disse:

    Os frequentadores deste espaço virtual, em sua maioria,sabem que sou petista,e que usufruo do meu direito de pensamento e expressão, de forma natural.

    Ou não estamos num pleno estado de direito?

    Já se foi o tempo em que se pensava que militante da esquerda era comunista e que comunista “comia criancinha”.

    Agora,em meio ao fogo cruzado da crise politica, há quem considere errado ser petista. Discordo mas respeito.

    O espaço está aberto para quem queira expressar sua preferencia por partido e por político.

    Portanto,com a palavra quem quiser.

  4. Carlos Valoir Simões disse:

    As “inverdades” sobre a finada o próprio Lula confirmou na audiência; é um paspalho. E só xinga o juiz o time que está perdendo

  5. Perciliano do Nascimento disse:

    Peraí meu caro Beraldo Pessos. O Juiz está no seu local de trabalho e fazendo o seu papel, ou seja; conduzindo um processo judicial. Petulante, mentiroso e arrogante, foi o “cara”, que no final da oitiva ainda desafiou o juiz com ameaças verbais. Na minha profissão (PM) já lidei com muitos 171, mas esse “Ali Babá” ganha de todos que conheci. Ou o senhor é petista ou tá por fora de tudo…

  6. laercio disse:

    Nossa justiça é problemática demais!
    Não tem que dar chance para ninguém gravar nada!
    Ou então obriga transmissão ao vivo em todas as emissoras de rádio televisão.

    Para que gravar um assunto aonde centenas de juristas estão se desdobrando em uma briga gigantesca dessa?

    Muito tumulto para nada

  7. Beraldoee pessosl disse:

    Fica claro que há um embate pessoal entre o Juiz Sérgio Moro e o Lula.

    O Juiz supõe que o seu trunfo seja a caneta e o ex-Presidente supõe que a sua seja a militância petista organizada e o povo mais simples nas ruas.

    Num primeiro round deve prevalecer a caneta.

    E a partir dai e dependendo do seu peso, mais dia menos dia, começa o segundo round.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *