Início » Brasil » Lula deve se candidatar à presidência do PT
LIDERANÇA DO PT

Lula deve se candidatar à presidência do PT

Apontado como o principal nome para reconstruir o PT, Lula deve concorrer à liderança do partido. Candidatura presidencial em 2018 ganha força

Lula deve se candidatar à presidência do PT
Lula foi convencido de que qualquer outro nome poderia aumentar a disputa interna no partido (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

Atendendo ao apelo de dirigentes partidários e sindicalistas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá concorrer à presidência do PT. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente é tratado internamente como o único capaz de reunificar o partido.

O jornal ainda indica que Lula foi convencido de que qualquer outro nome poderia aumentar a disputa interna e que seu nome conta com o apoio de lideranças do partido. Dessa forma, o ex-presidente concordou, em uma reunião realizada na semana passada, que sua candidatura seja apresentada às diversas correntes do PT e que não seja endossada apenas pela sua, a CNB (Construindo um Novo Brasil).

Entretanto, alguns membros do partido, como Valter Pomar (Articulação de Esquerda), não abrem mão de uma candidatura própria. O senador Lindbergh Farias (RJ) também concorrerá, embora seus principais apoiadores defendam que Lula esteja à frente do partido.

A candidatura à liderança do PT alimenta a especulação de que Lula seria o principal nome do partido para concorrer à presidência do país nas eleições de 2018. “Lula é o Plano A do PT para 2018, mas ainda não se tem certeza se ele vai querer ser candidato. Seus últimos movimentos indicam que sim. Lula pediu a economistas sugestões para um programa econômico que sirva de contraponto ao projeto econômico do governo”, afirma o colunista Raymundo Costa, do jornal Valor Econômico.

Apesar do apoio, Lula vinha resistindo à candidatura devido ao fato de ser alvo de investigação da Justiça Federal nas operações Zelotes e Lava Jato. O ex-presidente alegava que, com ele à frente do PT, o partido seria alvejado cada vez que viesse à tona uma etapa dos processos. Entretanto, aliados de Lula garantem que o partido já sofre esse revés.

Dirigentes do Instituto Lula também relutam contra à candidatura do ex-presidente, afirmando que ele ficará com uma agenda burocrática muito cheia e que ele deveria se concentrar na sua defesa judicial e em uma eventual campanha presidencial. Petistas contrários ainda apontam que a instituição, que enfrenta crise financeira e foi citada em esquemas de corrupção, se enfraqueça ainda mais na ausência de Lula.

Pesando a favor da candidatura está um elemento pessoal do ex-presidente: a vontade da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu após um AVC em fevereiro deste ano. Ela queria que Lula reassumisse o controle da sigla para se fortalecer para concorrer à presidência em 2018.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Lula deve concorrer à presidência do PT
Valor Econômico-Lula diz sim ao PT e convoca economistas

12 Opiniões

  1. Laercio disse:

    O mundo é um conglomerado de maus interesses! Desde o descobrimento as igrejas pregavam evangelização mas na verdade eram o braço direito da coroa; e a história não mudou mas sim apenas os personagens; as igrejas foram substituídas por tratados internacionais e a coroa foi substituída por nações interessadas em mercado consumidor e fornecedores de materiais prima.
    Os tratados impedem seus contratantes de exercerem sua soberania interna fazendo com que sua população seja miserável quanto a informação, assim se tornam consumidores e entregam quase de graça sua matéria prima.
    O Brasil é vítima voluntária de tais vendas casadas (pegou empréstimo mas assinou tratados)…E a consequência disso é que a nação virou mera espectadora, não podem dar opiniões! Façam um plebiscito tipo SIM ou NAO, vocês vão perceber que até o carnaval acabaria!
    O povo brasileiro é ordeiro, o problema é que nosso sistema político não dá condições para que prevaleça a vontade popular.

  2. Beraldo disse:

    Ratificando: O ENEM deveria aumentar ainda mais o rigor na avaliação da redação. Erros gramaticais absurdos, de ortografia e de notória dificuldade de expressar graficamente o que pensa, deveriam ser fatores eliminatórios.

    Dá medo!

  3. Rogerio Faria disse:

    Como dizem os analistas políticos: “O bom da democracia é a alternância do poder.”
    Assim, sai a máfia do PT entra a quadrilha do PMDB, sai a quadrilha do PMDB entra a bandidagem do PSDB ou volta a máfia do PT.
    Como disse o Profeta Jucá: “A suruba é para todos.”

  4. Lucinda Telles disse:

    Lula se candidatar à presidência da república e ganhar é uma hipótese que nunca pode ser descartada, haja vista a falta de estudo e consequentemente de discernimento do nosso povo. Com o país acossado pela fome até 2018, qualquer um que oferecer um pão com “mortandela” será o salvador da pátria.

  5. laercio disse:

    É inacreditável, um indivíduo, uma sigla, diversos pares de sigla…criaram um mundo de sujeira, afundara, o país no caos; hoje mulheres estão se prostituindo em troca de alimentos, homens vão para o tráfico e outros crimes porque encontraram com a desonra ocasionada pelas desgraças das políticas dos últimos 20 anos no país.
    É notório que não se justifica as opções criminais como saída para problemas mas não podemos negar que estas não são resultado dos inúmeros problemas causados pelos governos.
    Em 2018 seria melhor que nacionalistas ou militares assumissem o país; o que se faz presente na política hoje só interessa para àqueles que lucraram com todo estado de desgraça plantado pelo PT e pelos governos anteriores.
    Enquanto não rompermos com os tratados internacionais não poderemos exercer nossa soberania nacional, o país ficará a serviço de uns poucos aproveitadores.

  6. Áureo Ramos de Souza disse:

    Todos esses que o apoiam deve ter recebido alguma merreca e o vivem bajulando e se o processo chegar antes das eleições ainda este ano, como ficara o PT do LULA LADRÃO. É MUITA CARA DE PAU. Se preparem para o BRASIL AFUNDAR de uma vez para sempre amém.

  7. Beraldo disse:

    Que a Justiça recaia sobre o Lula.

    Que recaia também sobre a corte de Sua Alteza Michel Temer, recheada de PMDB e PSDB. Lá, “se gritar pega ladrão não fica um meu irmão”.

    Moedas tem dois lados…

  8. Carlos Costa disse:

    Por mim, será o meu presidente! Avante Lula!

  9. Almanakut Brasil disse:

    Caos e guerra civil acontecerá, a não ser que haja Intervenção Militar Constitucional, devido à desmoralização dos três poderes!

  10. Almanakut Brasil disse:

    Série JR: reportagem exclusiva revela destino de bilhões de dólares desviados do BNDES

    JornaldaRecordJR – 06/03/2017

    https://www.youtube.com/watch?v=5RwA0EcXuHw

  11. Selma Carvalho disse:

    Agora não falta mais nada. Ah! falta!!!! o vice ser José Dirceu.
    Estupidez é pensar que isso JAMAIS poderia acontecer né?

  12. GCRMarcia disse:

    Para esse vagabundo, malandro só a cana resolve ! Nosso país está do jeito que está por causa de suas “benfeitorias” !

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *