Início » Brasil » Lula diz que desconhece ‘negociata’ para Rio 2016
EM DEPOIMENTO

Lula diz que desconhece ‘negociata’ para Rio 2016

Ex-presidente depôs como testemunha de defesa do ex-governador Sérgio Cabral

Lula diz que desconhece ‘negociata’ para Rio 2016
Lula estava com a mesma gravata com as cores do Brasil que usou no dia da escolha do país como sede dos Jogos Olímpicos (Fonte: Reprodução)

Em depoimento por videoconferência nesta terça-feira, 5, como testemunha de defesa do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, o ex-presidente Lula disse que “nunca soube de nenhuma negociata, em nenhum momento” para a escolha do Brasil como sede da Olimpíada de 2016.

Foi a primeira aparição pública de Lula desde a sua prisão, em abril. O ex-presidente, que segue detido em Curitiba, estava com a mesma gravata com as cores do Brasil que usou no dia da escolha do país como sede dos Jogos Olímpicos.

O depoimento, que durou cerca de 50 minutos, ocorreu no âmbito de uma ação que investiga suposta compra de votos na Rio 2016. Em relação à denúncia, Lula afirmou: “não sei qual é o critério para alguém que diz que foi trapaça. Esse senhor (procurador) não deve conhecer nada”.

O ex-presidente disse ainda que “nunca soube de nenhuma negociata, em nenhum momento. Inclusive assinei um decreto em 2009 que coagia transparência de todos os dados. Lamento muito que tenha surgido essa denúncia 8 anos depois”.

Questionado pelo Ministério Público, Lula disse que participou de uma reunião com a União Africana, mas negou que tenha ocorrido proposta de algum tipo de troca de apoio.

Ainda de acordo com Lula, a atitude do ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman “sempre foi de muito compromisso com as Olimpíadas e com o Brasil. Não vi nenhuma atitude dele que pudesse desabonar o Brasil ou as Olimpíadas”.

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, encerrou o depoimento agradecendo a postura de Lula e afirmou que o ex-presidente “é uma figura importante no nosso país, é relevante sua história para todos nós”. Bretas disse ainda que, “aos 18 anos” estava em um “comício na Avenida Presidente Vargas com um milhão de pessoas” e “estava lá usando o boné e a camiseta” com o nome do ex-presidente. Lula o interrompeu dizendo que ele poderia “usar agora (o boné e a camisa)”, completando que quando fizer um comício agora irá chamá-lo para participar.

Fontes:
G1 - Lula diz que nunca soube de negociatas para o Brasil ganhar a candidatura para a Rio 2016

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Markut disse:

    Quanto cinismo, junto!. Se raspar a barba, só cairá serragem!

  2. Áureo Ramos de souza disse:

    Esta reportagfem não merece comentário. É muita cara de Óleo de Peroba. Cínico

  3. carlos alberto martins disse:

    para mim,o lula é igual a marido chifrudo manso,é sempre o ultimo a saber mais ,fica quieto porque está rendendo muito.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *