Início » Brasil » Lula é indiciado por suspeita de propina da Odebrecht
TRÁFICO DE INFLUÊNCIA

Lula é indiciado por suspeita de propina da Odebrecht

O ex-presidente teria, segundo investigações, facilitado empréstimos do BNDES à empreiteira e, em troca, recebido parte do valor de propina de R$ 20 milhões

Lula é indiciado por suspeita de propina da Odebrecht
Lula teria usado influência política para facilitar empréstimos (Foto: Instituto Lula)

Segundo a Polícia Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo indiciado pelo crime de corrupção passiva por ter usando influência do seu mandato para favorecer empréstimos do BNDES à empreiteira Odebrecht. Em troca, a empreiteira pagou propina de R$ 20 milhões ao sobrinho de Lula, Taiguara Rodrigues. De acordo com a PF, parte da propina era destinada ao ex-presidente.

A base para o indiciamento foi a Operação Janus, que apura irregularidades no financiamento do BNDES para obras da Odebrecht em Angola. A investigação aponta que a empresa da qual Taiguara é sócio, a Exergia, fechou contrato com a Odebrecht no país africano depois de Lula ter facilitado o empréstimo junto ao BNDES. Além de Lula, Taiguara e Marcelo Odebrecht, outros sete executivos da empreiteira foram indiciados por corrupção e lavagem de dinheiro.

Em nota, o Instituto Lula disse que a defesa do ex-presidente não teve acesso ao documento de indiciamento, e que não foram encontradas irregularidades nas investigações de contas, sigilo bancário, fiscal e telefônico de Lula.

Confira, na íntegra, a nota do Instituo Lula:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sua vida investigada há 40 anos, teve todas as suas contas e de seus familiares devassadas, seu sigilo bancário, fiscal e telefônico quebrado  e não foi encontrada nenhuma irregularidade. Lula não ocupa mais nenhum cargo público desde 1º de janeiro de 2011, e sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois de ocupar dois mandatos eleitos como presidente da República.

A defesa do ex-presidente irá analisar o documento da Polícia Federal, vazado para a imprensa e divulgado com sensacionalismo antes do acesso da defesa, porque essa prática deixa claro que não são processos sérios de investigação, e sim uma campanha de massacre midiático para produzir manchetes na imprensa e tentar destruir a imagem do ex-presidente mais popular da história do país.”

Fontes:
G1-PF indicia Lula por suspeita de propina da Odebrecht

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Marcelo Luiz Correa disse:

    Quanto mais se investiga, mais crimes financeiros se descobrem sob a atuação e influência de Lula (sua família está toda envolvida até o pescoço), até quando esse homem vai continuar a escarnecer da justiça? Se não for preso, o país ficará desmoralizado e as pessoas decentes perderão a fé em dias melhores.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *