Início » Brasil » Lula é o presidenciável com maior potencial de votos, diz Ibope
ELEIÇÕES 2018

Lula é o presidenciável com maior potencial de votos, diz Ibope

Segundo Ibope, número de eleitores que votariam no ex-presidente Lula supera concorrentes como Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin

Lula é o presidenciável com maior potencial de votos, diz Ibope
Índice de rejeição de Lula caiu 14 pontos desde o impeachment de Dilma Rousseff (Foto: Instituto Lula)

Uma pesquisa inédita do Ibope revelou nesta quinta-feira, 20, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o presidenciável com o maior potencial entre nove nomes testados pelo instituto.

Segundo o estudo, 30% dos eleitores afirmaram que votariam nele com certeza e outros 17% disseram que poderiam votar no petista. É a primeira vez desde 2015 que o número de potenciais eleitores se equipara aos 51% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum – a taxa de rejeição de Lula caiu 14% desde o impeachment de Dilma Rousseff.

Os números colocam Lula à frente dos três principais nomes do PSDB, que vez viram seu potencial de voto diminuir nos 18 meses. O número de potenciais eleitores do senador Aécio Neves (PSDB-MG) despencou de 41% para 22%. Já o potencial eleitorado do senador José Serra (PSDB-SP) caiu de 32% para 25%, e o do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) foi de 29% para 22%. Além disso, os três tucanos registraram uma rejeição maior que a do petista: 62%, 58% e 54%, respectivamente.

A pesquisa testou pela primeira vez o nome do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), em uma eventual eleição presidencial. Apesar de menos conhecido que os seus colegas de partido (44% de desconhecimento, contra 24% de Alckmin e 16% de Serra e Aécio), Doria já tem 24% de potenciais eleitores (contando os que votariam com certeza e os que poderiam votar) e tem uma taxa de rejeição de 32%, a menor entre os possíveis candidatos do PSDB.

A pesquisa do Ibope foi feita antes de vir a público a lista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, com as delações de executivos da Odebrecht que acusam Lula de corrupção, além de dezenas de outros políticos. Ela foi realizada entre os dias 7 e 11 de abril, com 2.002 entrevistados, em 143 municípios.

Outros nomes

Assim como os principais nomes do PSDB, a ex-ministra Marina Silva (Rede) também vêm sofrendo com a queda no potencial de votos e aumento na rejeição. Atualmente, Marina tem a preferência de apenas um terço dos eleitores – em 2015 eram 39%.

Outros nomes que também figuram na lista de possíveis candidatos presidenciáveis são o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

O ministro, que conduziu os julgamentos do escândalo do mensalão, aparece com 24% de potenciais votos e 32% de rejeição, uma das menores entre os testados pelo Ibope. Já Bolsonaro registra 17% de possíveis eleitores, 6% a mais desde o ano passado. No entanto, sua taxa de rejeição disparou de 34% para 42%.

Fontes:
Estado de S. Paulo-Pesquisa Ibope mostra Lula como o presidenciável com maior potencial de votos

10 Opiniões

  1. CR7 disse:

    Ladrão por ladrão, pelo menos esse fez muito pelo povo. 2018 é Lula lá, engulam mauricinhos!

  2. laercio disse:

    Antes da operação lava jato juravamos que os números das economia brasileira estavam corretos; uma imprensa vem informada falando de números todos os dias…
    Gente importante, economistas falando na TV; nossa, tudo acima de qualquer suspeita…

    Daí tudo estoura semelhante uma bola de sabão… Todas as verdades, todos aqueles engravayados., Ministros, imprensa… Todos desaparecem

    Por que eu vou acreditar num instituto de pesquisa que cita primeiro lugar para um homem que é símbolo dia maiores problemas do país?

    Não da mais para engolir o que se fala nos “respeitáveis” meios de comunicação!

    Tais pesquisas são intuitivas e canaliza o voto de milhões de desinformados! Tais pesquisas são um desserviço a nação! São comparáveis a um pedido de esmola porque almeja um resultado sem trabalhar por ele…

    Está na hora de haver proibição de tais pesquisas na área política! Que façam pesquisas sobre outras coisas de resultado individual mas não com o coletivo que mexe com a vida dá nação.

  3. Natanael Ferraz disse:

    Nem ia comentar isso, mas…adoro pesquisas:

    O “ibópi” quer nos fazer acreditar que os 30 porcento de votos fiéis à Lula (é exatamente a conta do bolsa-família) são iguais aos 51 porcento de rejeição.

  4. laercio disse:

    Certas matérias eu nem leio por completo, principalmente as que tem relatos de políticos e de institutos de pesquisas; ambos não apresentam informações com provas, não são claros, não são confiáveis, parecem manipular informações, não são concisos, e pior, influenciam a opinião pública fazendo beneficiar um em detrimento dá realidade.

    Mais essa, já não basta o estupro quando o país sofreu ainda há esses parasitas que se intitulam institutos de pesquisas…

  5. Reynaldo disse:

    Acorda meu povo o chefe quer voltar o comando e seu se eleger os ladrões estarão soltos e irão pedir indenização e o resto do dinheiro que resta nos cofres público gerado de impostos paga pelo povo vai desaparecer e ninguém viu nada desapareceu pois o chefe dirá todos aqui são honesto ai o povo vai ver se tá ruim vai ficar pior não se deixem ser enganado novamente PT já foi derrotou nosso Brasil.

  6. Lucinda Telles disse:

    Com essas opções, melhor devolver o Brasil para os índios e pedir desculpas.

  7. Áureo Ramos de Souza disse:

    Eu não lei a matéria de raiva pois sei que o IBOPE está sendo comprado para colocar LULA no topo das próximas eleições.

  8. Gilmário Nunes disse:

    Ele vai sim ser candidato a presidente, lá em Presidente Bernardes.

  9. jayme endebo disse:

    Como sempre a mídia e os institutos de pesquisas querendo impor dados mentirosos para que se tornem verdade.

  10. laercio disse:

    Duvido! Há alguma coisa errada com tais pesquisas! Eu me recuso a acreditar que a maioria do povo apoie um cretinos para o poder.

    Por que tais institutos de pesquisa se antecipam a apresentar resultados, ou por que alguma empresa se antecipa em contratar tais institutos de pesquisa?
    Certamente sabem que as opiniões favoráveis exercem influência sobre aquele que não tem opinião formada.
    Por isso o Brasil está nesta situação desfavorável.

    Mídia contratada!
    Influência nos resultados.

    Assim estão ganhando eleições há anos.

    Não se deixe levar os propaganda! O número real é muito diferente destes

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *