Início » Brasil » Lula é suspeito de tráfico de influência internacional
Política

Lula é suspeito de tráfico de influência internacional

De acordo com reportagem, Lula teria ajudado a Odebretch a conseguir contratos bilionários no exterior através do BNDES

Lula é suspeito de tráfico de influência internacional
Ex-presidente está sendo investigado pelo núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República em Brasília (Foto: Reprodução/Internet)

O Ministério Público Federal abriu investigação contra Lula por suspeita de tráfico de influência internacional. A revelação foi feita este último fim de semana, pela revista Época.

Segundo a reportagem, Lula favoreceu a empreiteira Odebretch em contratos de obras bilionárias bancadas pelo BNDES no exterior entre 2011 e 2014. O ex-presidente teria usado sua influência para obter empréstimos do banco para projetos da empreiteira em Cuba, na República Dominicana, em Gana e em Angola.

De acordo com a revista, Lula teria feito viagens regulares, todas bancadas pela Odebretch, para encontrar os líderes desses países. O núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República em Brasília está coordenando as investigações.

A investigação feita pelo núcleo é o primeiro passo para a abertura de uma investigação formal, que pode colocar ainda mais pressão sobre a presidente Dilma Rousseff. Se as evidências forem comprovadas, o caso pode ganhar grandes proporções, devido à importância do BNDES. “Se o BNDES estiver envolvido, o risco de a investigação vazar para outros setores da economia é alto”, disse Christopher Garman, da Eurasia Group. Lula, o BNDES e a Odebretch negaram as acusações.

Fontes:
Financial Times-Prosecutors in Brazil investigate Lula for alleged influence peddling

1 Opinião

  1. Henrique de Almeida Lara disse:

    “Lula, o BNDES e a Odebretch negaram as acusações”! Virou praxe o político ou o mal gestor negarem as informações referentes aos seus “mal feitos”. Mas essa praxe se tornou tão comum que perdeu a necessária consistência e, consequentemente, perdeu também a sua credibilidade. Ninguém acredita nas negativas e/ou declarações que saem da boca de políticos e gestores cujos nomes são alvos de alguma informação de suspeição. Se são inocentes, por que não querem que seja quebrado o sigilo do BNDES e dos atos do Lula, dos financiamentos feitos a Cuba, à República Dominicana, a Gana e a Angola? Por que, também, não são trazidas à luz as transações feitas entre Bolívia e Lula com relação à filial da Petrobras naquele País? Há que fazer investigações sérias, imparciais, robustas, totalmente transparentes, livre de blindagem e/ou camufragem para que a verdade venha à tona e a justiça seja feita. Em tudo isso, o que paira sobre o cenário econômico brasileiro é a forte impressão de que o povo brasileiro foi lesado em seus mais justos interesses. O nosso dinheiro que foi mandado para fora do País está fazendo muito falta para os cidadãos deste Páis. Haja vista o estado de penúria em que a Nação se encontra em todos os setores. Mas o governo do PT e seus apaniguados quer ser bonzinho com ditadores. Tenho dito.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *