Início » Brasil » Lula está sob mira do MP, diz revista
tráfico de influência

Lula está sob mira do MP, diz revista

Reportagem da Época afirma que o ex-presidente Lula está sendo investigado pelo MP por tráfico de influência internacional e no Brasil

Lula está sob mira do MP, diz revista
O ex-presidente Lula e o presidente da República Dominicana, Danilo Medina, em janeiro de 2013 (Fonte: Reprodução/Instituto Lula)

A revista Época desta semana traz uma reportagem afirmando que o ex-presidente Lula está sendo investigado pelo Ministério Público por tráfico de influência internacional e no Brasil.

De acordo com a reportagem, a investigação foi aberta há uma semana pelo núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República em Brasília.

A revista afirma que o MP investiga “supostas vantagens econômicas obtidas, direta ou indiretamente, da empreiteira Odebrecht pelo ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, entre os anos de 2011 a 2014, com pretexto de influir em atos praticados por agentes públicos estrangeiros, notadamente os governos da República Dominicana e Cuba, este último contendo obras custeadas, direta ou indiretamente, pelo BNDES”.

Lula “usou o prestígio político para, em cada negócio, mobilizar líderes de dois países em favor do cliente, beneficiado em seguida com contratos governamentais lucrativos. Lula deu início a seu terceiro mandato. Tornou-se o lobista em chefe do Brasil”, afirma a revista, que ressalta também que o “MP identificou um padrão: o ex-presidente Lula viajava bancado pela Odebrecht; dava palestras e se encontrava com o presidente do país em questão; o BNDES liberava recursos para obras no país; o governo do país contratava a Odebrecht para tocar as obras”.

A maioria das viagens de Lula entre 2011 e 2014 para países como Cuba, Venezuela, Gana, Angola e República Dominicana teria sido bancada pela Odebrecht, que, ainda de acordo com a Época, é a campeã de negócios bilionários com governos latino-americanos e africanos com financiamentos do BNDES.

O MP entende que a relação de Lula com a empreiteira configura tráfico de influência em transação comercial internacional. Há também suspeita de tráfico de influência junto ao BNDES.

Fontes:
Uol - MP investiga Lula por tráfico de influência, diz revista "Época"

3 Opiniões

  1. Natanael Sperotto disse:

    Quem é que quer ouvir palestra do Lula ? é claro que ele exercia o ofício de lobista e era remunerado em “palestras”.

  2. Roberto1776 disse:

    Podem falar o que quiser, mas este sujeito é o maior expert em apagar rastros e vestígios de suas atividades.
    Jamais irão pegá-lo. Além disso, parece que ele tem todo o mundo na mão.
    Um verdadeiro fenômeno.
    O Nixon era fichinha perto dele, mas Nixon não contava com o povo brasileiro a seu favor.
    Impunidade eterna para o nosso ex!!!

  3. olbe disse:

    Oficialmente estão chegando perto do que todo brasileiro razoavelmente informado, já sabe…mas é preciso que as autoridades competentes deem um basta neste senhor que já está contando como certa sua vitória nas urnas em 2018 !!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *