Início » Brasil » Lula indica três possíveis substitutos para Guido Mantega
Ministério da Fazenda

Lula indica três possíveis substitutos para Guido Mantega

Entre os indicados está o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa

Lula indica três possíveis substitutos para Guido Mantega
Seja quem for o escolhido, o próximo ministro da Fazenda já tem um grande desafio pela frente (Reprodução/Veja)

Em meio à incerteza sobre a equipe econômica que será formada para o segundo mandato do governo de Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula indicou três nomes para ocupar o lugar de Guido Mantega no Ministério da Fazenda.

Entre os indicados está o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco; o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; e o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

Considerado por pessoas próximas um administrador firme, Trabuco representaria uma mudança radical na gestão de Dilma. A presidente deixaria de ter, por exemplo, liberdade para intervir na política econômica.

Dilma ainda não se pronunciou sobre as indicações. Nos próximos dias, a presidente vai descansar em uma praia na Bahia para se recuperar da intensa campanha eleitoral. Na última segunda-feira, 27, ao ser questionada sobre a indicação de Trabuco, Dilma disse que dará o nome dos ministros “no tempo exato”.

Seja quem for o escolhido, o próximo ministro da Fazenda já tem um grande desafio pela frente: evitar que o Brasil perca o grau de investimento que conquistou em 2008, na gestão de Lula.

Na última segunda-feira, a agência de classificação de risco Fitch anunciou que vai avaliar a capacidade do governo brasileiro de estimular o crescimento econômico e promover um ajuste fiscal. Já Standard & Poor’s (S&P) declarou que os sinais políticos e a capacidade de execução do novo governo serão determinantes para o futuro do rating soberano do país.

Fontes:
Desenvolvimentistas-Lula faz três indicações de nomes para a Fazenda

11 Opiniões

  1. Bento Delize disse:

    Para mim o melhor é meirellis, pois saberá representar bem o mercado e o setor publico onde os povos de menos poder aquisitivo precisa do controle do governo em muitas questões.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Dillma e Lulla lembram aquele desenho da TV: “Pinky and the Brain”. dificil é saber quem é o cérebro, o Pinky é mais fácil de identificar.

  3. Beraldo Dabés Filho disse:

    Não se questiona a competência do Armínio Fraga, questionável é a política econômica que tenha de seguir. No governo de FHC, enquanto Presidente do Banco Central, cumpriu muito bem a sua missão, consoante política econômica ditada pelo “Capo” e repassada ao ao Pedro Malan(dro). No segundo governo da Presidente Dilma, cumpriria o seu papel com a mesma competência, mas de acordo com a cartilha do PT, principalmente no que se refere às prioridades dos bancos oficiais, de financiamento dos projetos sociais e estruturais. Foi excluído da lista do PT, anunciada pelo Lula, porque foi teve o nome incluído na campanha do PSDB – o Partidão Paulista, cujo copo d’água está praticamente vazio, tanto quanto o Sistema Cantareira, por absoluta incompetência. Eita!!!!
    Em tempo: Destaque especial para o estúpido discurso do Senador Aloysio Nunes, vice do Aécio Pinóquio, negando-se ao diálogo, bem ao estilo dos generais do Golpe Militar de 1964. Eita!!!
    __________________________________________________
    EM 2018 NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  4. helo disse:

    Se é o Lula que escolhe poderia voltar a convidar Armínio Fraga como fez no passado. A vantagem é que Dilma é economista e foi eleita. Não há como fazer tempestade, o copo d’água está quase vazio.

  5. Beraldo Dabés Filho disse:

    A Dilma pode até participar das decisões de impacto, como a escolha de um Ministro da Fazenda, assim como o Aécio Pinóquio pode ter participado da escolha do Armínio “Praga”. Algo absolutamente natural e necessário, que a oposiçãozinha incompetente transforma em tempestade em copo d’água, e ainda acrescenta um monte de bobagens. Eita!!!!!
    __________________________________________________
    EM 2018 NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  6. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Até quando esse cara vai governar, sera que a Dilma não manda nada?, são duas pessoas que me fazem refletir sobre a personalidade da Dilma, Lula e o seu Ex-marido, duas personagens estranhas nesse triangulo, o Lula é constrangedor para uma presidente e a mulher do ex-marido não esta nem ai, a Dilma visita ele mais que os netos.

  7. Antonio Manoel G G Rato disse:

    Dilma vai ser pressionada, de um lado, pela necessidade de sair da crise econômica em que meteu o país metendo o seu bedelho direto em assunto em que é incompetente : a economia ( Guido Mantega era o seu pau mandado ) Para isso as indicações do bruxo Lula – pragmático e sem ideologia, pois é um demagogo e oportunista esperto sem constrangimentos e escrúpulos – são as que podem tirar o país do modelo econômico equivocado adotado pela dupla Dilma / Mantega.
    Por outro lado, depois de uma eleição muito apertada,Dilma está fragilizada perante a ala ideológica do PT que quer avançar no programa petista, fazendo uma guinada à esquerda, sobretudo para criar os instrumentos institucionais necessários a garantir a permanência no poder ( nunca sentiram tanto o risco de perdê-lo como agora )
    Vão lutar pelo controle social da mídia, plebiscito tendencioso para embasar a reforma política que lhes interessa, controle da Polícia Federal, aparelhamento do STF ( vão nomear o Eduardo Cardoso e quiçá o Tarso Genro ) e vão ativar os Conselhos Participativos, cujos membros serão escolhidos por eles, para pressionar o Congresso –

    Eis o Dilema da Dilma !

  8. Brazilian Esperanza disse:

    Ooooopppsss! Acho que deixei passar algo. Pensei que a Dilma tivesse sido reeleita. Ou será que testemunhamos a terceira reeleição do Lulalá. Não é o presidente quem escolhe seus ministros? Alguém para me ajudar a entender o que está acontecendo?

  9. helo disse:

    Lula indica, Dilma faz cara feia, e e um terceiro nome acaba por ser o escolhido. Como há poucos nomes, o risco é grande.

  10. Aguinaldo O. Rocha Jr. disse:

    O Brasil alfim e ao cabo uma fazenda enorme e o Ministro escolhido, na verdade, capataz desse grande latifúndio, e dupla “DILLLUMA” serão o ventríloquo desse boneco que vai afundar mais ainda nesse mar de lama nau Brasil que segue à deriva faz tempos. Enfim, o Aécio também não teria cacife moral para retornar esse navio para o mar da tranquilidade que tanto sonhamos: Enquanto isso Paraguai e Bolívia continuarão a preencher a pátria amada com armas e drogas matando nossa juventude que por sua vez irá continuando a matar o cidadão de bem o qual morre de medo de sair de casa sem saber se vai voltar. Os homicidas perpetuarão suas matanças e seus parceiros de crime roubarã nossas casas, carros celulares e outros apetrechos; as brigas nas arenas do futebol seguirão ensandecidas; os depressivos como soe acontecer sempre mais suicidas e assim aqui segue a nossa vida. Vem o carnaval e esquece-se o mal dos que são maus e os poucos bons cantarão seus enredos em alto sons. Quando vier outra eleição nova confusão. Mas, fiquem tranquilos o comunismo aqui não entra por que se vier nós avacalhamos ele e MAX rodopiará no túmulo assim é esse nosso Brasil do cúmulo sem rumo.Sem outras considerações fomos…

  11. carlos azambuja disse:

    É o Lula quem indica os ministros do governo Dilma? Esse governo é mesmo uma esculhambação!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *