Início » Brasil » Lula revela: a imprensa faz mal à democracia
Censurando a mídia

Lula revela: a imprensa faz mal à democracia

Para o ex-presidente Lula, a imprensa brasileira atenta contra a democracia. É uma acusação grave

Lula revela: a imprensa faz mal à democracia
Lula criticou a imprensa e elogiou Sarney em evento no Senado comemorando os 25 anos da Constituição (Divulgação/ABr)

Discursando no Senado, em comemoração aos 25 anos de promulgação da Constituição, Lula disse que a imprensa “avacalha a política”. E explicou que quem agride a política propõe a ditadura. Parem as máquinas: para o ex-presidente Luiz Inácio da Silva, a imprensa brasileira atenta contra a democracia. É uma acusação grave.

O Brasil não tinha se dado conta de que os jornais, as rádios, a internet e as televisões punham em risco sua vida democrática. Felizmente o país tem um líder atento como Lula, capaz de perceber que os jornalistas brasileiros estão tramando uma ditadura. Espera-se que a denúncia do filho do Brasil e pai do PT tenha acontecido a tempo de evitar o pior.

No mesmo discurso, Lula cobriu José Sarney de elogios. Disse que o senador maranhense, então presidente da República, foi tão importante na Constituinte quanto Ulysses Guimarães. Para Lula, Sarney sim é, ao contrário da imprensa, um herói da democracia.

É compreensível essa afinidade entre os dois ex-presidentes. Sarney e seu filho Fernando armaram a mordaça contra O Estado de S. Paulo. Proibiram o jornal de publicar notícias sobre a investigação da família Sarney por tráfico de influência no Senado, durante o governo do PT. Isso é que é democracia.

A imprensa é mesmo um perigo para a política nacional. Ela acaba de espalhar mais uma coisa horrenda sobre o governo popular – divulgou um relatório do FMI que denuncia a “contabilidade criativa” na tesouraria de Dilma. Contabilidade criativa é uma expressão macia para roubo, já que se trata de fraudar números para esconder dívidas e gastar mais o dinheiro do contribuinte. Assim, a imprensa avacalha a política petista, cassando-lhe o direito democrático de avacalhar as contas públicas.

Lula faz essa declaração no momento em que manifestantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, numa epidemia fascista, depredam e incendeiam carros da imprensa, além de agredir jornalistas. Luiz Inácio sabe o que faz. Sabe que suas palavras são gasolina nesse fogo. E não há nada mais democrático do que insuflar vândalos contra a imprensa – já que o método Sarney de mordaça é muito trabalhoso, além de caro.

Do fundo do mar, onde desapareceu há 21 anos, Ulysses Guimarães deve estar quase vindo à tona para tentar entender como Lula conseguiu exaltar a Constituição cidadã e condenar a imprensa num mesmo discurso. Ulysses morreu vendo a imprensa expor os podres de um presidente que seria posto na rua. Ulysses viu a imprensa ressurgir depois do massacre militar contra a liberdade de expressão. Ele mesmo doou parte de sua vida nessa batalha contra o silêncio de chumbo. Ao promulgar a Constituição cidadã, jamais imaginaria que, um quarto de século depois, um ex-oprimido descobriria que o mal da democracia é a imprensa. E estimularia jovens boçais a fazer o que os tanques faziam contra essa praga do jornalismo.

Lula saiu de seu discurso no Senado e foi almoçar com Collor – cujo governo democraticamente conduzido pelo esquema PC também foi avacalhado pelos jornalistas.

A união entre Lula e Collor é uma das garantias do Brasil contra a ditadura da imprensa, essa entidade truculenta e abelhuda. E o país se tranquiliza ainda mais ao saber que Lula e Collor estão unidos a Sarney. Com esse trio, a democracia brasileira está a salvo.

Chegará o dia em que a televisão e o rádio servirão apenas aos pronunciamentos de Dilma Rousseff em nome de seus padrinhos, poupando os brasileiros de assuntos ditatoriais como mensalão, contabilidade criativa, tráfico de influência, Rosemary Noronha e outras avacalhações.

Infelizmente Collor se atrasou e não pôde comparecer ao almoço. Lula pôde celebrar seu discurso com outros democratas, como o seu anfitrião, o senador Gim Argello (PTB-DF) – a quem a imprensa golpista também vive avacalhando, só porque ele responde a vários processos e a inquérito no STF por apropriação indébita, peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Com a mídia avacalhando a política desse jeito, não dá nem para almoçar em paz com um amigo do peito.

A Argentina e a Venezuela, que Lula e o PT exaltam como exemplos de democracia, já conseguiram domesticar boa parte da imprensa. Com a reeleição de Dilma, o Brasil chega lá.

 

Fontes:
Instituto Millenium - Lula revela: a imprensa faz mal à democracia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

13 Opiniões

  1. Leidy Santos disse:

    Esses dois trastes já deveriam estar atrás das grades há muito tempo.

  2. Sergio disse:

    Não foi lula um dos que lutou pela liberdade de imprensa? apontar os erros dos outros é facil, quando o negocio se vira contra nós ai é ruim!!!!!
    E não duvido que o povo ainda não coloque esta gente na presidencia!!!!

  3. carlos a a gameiro disse:

    O Lula não seria nada sem a imprensa que cobriu as greves de 1978 dando-lhe cobertura nacional. Se não fosse a imprensa naquela época, a sua turma não passaria de um grupelho qualquer. Era um movimento bem fraquinho diga-se de passagem, pois eu trabalhava na Equipamentos Villares, em S.Bernardo do Campo, um dos focos, onde o Lula teoricamente trabalhava mas nunca o vi em seu posto de trabalho, e presenciei o movimento Esta é uma das características dos regimes totalitários, assumem o poder e não querem ser questionados e nem que as sua maracutaias apareçam.

  4. Miguel Meira disse:

    Todos os trastes deveriam já estar presos há muito tempo.
    Nas próximas eleições VOTE NULO
    Pare de pagar IMPOSTOS (também o IPTU de São Paulo)
    Volte para as RUAS
    PENA DE MORTE para os corruptos

  5. Isam disse:

    Esses sim, deveriam ser trancafiados (Sarney, Collor, Maluf, Lula e mais uns 50) por formação de quadrilha de corruptos e ladrões que vem assaltando os cofres públicos e para se manterem no poder dominam os ignorantes com políticas populistas, apoiados sempre pelos grandes empresários que em troca de financiamentos de campanhas são aquinhoados com obras bilionárias e superfaturadas. Esse é o nosso Brasil, até quando?

  6. Áureo Ramos de Souza disse:

    O BOM É QUE TEMOS ESTE ESPAÇO PARA DESABAFAR, MELHOR SERIA QUE ESSES DESABAFOS PUDESSEM CHEGAR ATÉ ELE O LULALADRÃO. COMO PODE O CARA SER TÃO CARA DE PAU E VEJAM OS PARCEIROS: SARNEY E COLLOR. PARECE ATÉ BRINCADEIRA DE CRIANÇA. E COMO PODE UM HOMEM (SE ASSIM PODE SER CHAMADO) O LULA TER TANTO ACESSO. NÓS SOMOS UM POUCO DESTA IMPRENSA QUE ELE DIZ DESEJA ACABAR COM A DEMOCRACIA, ELE NÃO SABE NEM O QUE ISTO

  7. Luiz B. Júnior disse:

    Quando olho o retrato da Dilma bang-bang, Collor, Lula, Sarney, Maria do Rosário, José Dirceu, Genuino “o dedo-duro”, começo a vomitar, não posso mais olhar estes trastes, acabaram com o Brasil. E o povão que adora pão e circo, colocará estes estrumes humanos de novo, no poder. Viva o bolsa tudo.
    VOTE NULO, VOTE NULO, VOTE NULO, VOTE NULO, VOTE NULO …

  8. Hi Vitality disse:

    Nada que uma bala na nuca não resolva,
    Espere e verá seu Lulla…

  9. olbe disse:

    Este texto é importante e perfeito! Nada a acrescentar, apenas lê-lo novamente e recomendar , como vou fazer agora!

  10. Luiz Ramos disse:

    Crápula. Hugo chaves o chamará logo, para não dizer mais asneiras, não roubar mais, não corromper mais, não se omitir mais. Essas duas excrescências se merecem. O nove-dedos foi homenageado pelo aniversário da Constituição que ele se posicionou contra. Bin Laden seria bem vindo nesse momento ……

  11. helo disse:

    Democracia sem imprensa?

  12. Mauricio Fernandez disse:

    Helo, Lula não está falando mal da imprensa. Lula está tentando desviar a atenção das pedras. Os brasileiros já desconfiaram que o PSDB está cometendo um equívoco grosseiro insistindo na candidatura de Aécio Neves para presidente. Para que isso ocorra com sucesso terá de contar com Serra na mesma chapa. Quem será o canditado a presidência nesse caso e quem será o vice? Eis a questão! Conta dificel de fechar. Tem de ser contabilizado o tempo na tv. Mas é o verdadeiro medo do PT. Portanto Lula que apoia Aécio vai criar toda a sorte de fatos desde que ninguém levante uma pedra e pergunte se Aécio é o candidato certo para a presidência. Até as pedras sabem, a resposta é “-não!”. O PT IRÁ PERDER AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES EM EXATOS ÚLTIMOS QUINZE, 15 DIAS DA PRÓXIMA CAMPANHA.

  13. José Cosra disse:

    Luiz Inácio “EU NÃO SABIA'” da Silva é um bandidaço de marca maior.O seu cinismo é impar, O medo que essa gentalha lulopetista tem da imprensa,hoje,depois de uma década de rapinagem mensaleira,eis que o bandidaço
    ataca a imprensa que,em tempos outros, lhe serviu de abrigo,no sentido de proporcionar-lhe espaços para esbra
    vejar e aperfeiçoar o seu populismo de esquerda e,atualmente,de conservador dos privilégios obtidos.Neste sen
    tido,esse cão sarnento e sarneysista,foi um bom pai: treinou,adestrou o seu filhote Lulinha,um espertalhão, que –
    ostenta marcas de enriquecimento ilícito.Fora com essa canalhada do lulopetismo. Zé,que não é o Dirceu,aquele dos dez anos e dez meses de xilindró.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *