Início » Brasil » Lula segue na liderança para 2018 mesmo após condenação
DATAFOLHA

Lula segue na liderança para 2018 mesmo após condenação

Segundo pesquisa do Datafolha, o ex-presidente mantém vantagem sobre os demais candidatos, com até 37% das intenções de voto

Lula segue na liderança para 2018 mesmo após condenação
Lula lidera o primeiro turno em todos os cenários analisados (Fonte: Reprodução/Instituto Lula)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A primeira pesquisa do Instituto Datafolha após a condenação do ex-presidente Lula em segunda instância mostra que o ex-presidente mantém vantagem sobre os demais candidatos, com até 37% das intenções de voto.

Caso Lula seja impedido de disputar as eleições de outubro, com base na Lei da Ficha Limpa, a disputa fica mais acirrada. Neste cenário, o deputado Jair Bolsonaro (PSC) aparece com 18% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (Rede), com 13%, Ciro Gomes (PDT), com 10%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%, e Luciano Huck (sem partido), com 8%.

Apesar da condenação, Lula lidera o primeiro turno em todos os cenários analisados. Já nas simulações de segundo turno, o ex-presidente ganharia de Alckmin por 49% a 30%, de Marina Silva por 47% a 32% e de Bolsonaro por 49% a 32%.

Em um eventual segundo turno, em um cenário sem Lula, Bolsonaro seria derrotado por Marina Silva (42% a 32%) e Alckmin (35% a 33%).

A pesquisa Datafolha contou com a participação de 2.826 pessoas de 174 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

O deputado Jair Bolsonaro pediu a impugnação da pesquisa do Instituto Datafolha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A defesa de Bolsonaro argumenta que a pesquisa é tendenciosa, buscando lhe imprimir “a pecha de denunciado por enriquecimento ilícito”. O TSE ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fontes:
O Globo - Pesquisa Datafolha mostra que Lula mantém vantagem após condenação
Último Segundo - Bolsonaro pede impugnação de pesquisa eleitoral ao TSE

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

13 Opiniões

  1. Laércio disse:

    Mesmo quando havia possibilidade do Lula ser candidato Bolsonaro já estava na frente; as pesquisas acusavam “interesses pessoais” e não de fato pesquisas, bastava ir nas redes sociais que facilmente encontrávamos a proporção oito por um a favor de Bolsonaro.

    Agora com Lula de fora o primeiro turno está eminente mas certamente já devem, os “interesses pessoais” estar articulando mentiras diversas, já que as pesquisas não são mais eficazes para influenciar na opinião do povo.

    Precisamos muito de um governo conservador no mínimo, pois, a bagunça está dominando a vida no país, estamos com jovens da periferia, em sua maioria, envolvida com algum tipo de problema social, a maioria de nossos políticos “consideram” a política como uma loteria é não algo para representar o povo.

  2. Rinaldo Lucas disse:

    Eu acho que Lula seria um Governo de um reencontro do Brasil com o Brasil, Lula faria um Governo de centro como fez da outra vez, com uma reunião de partidos em torno da governabilidade, mas com menos intervenção do estado, agora gostaria muito que qualquer um que fosse presidente inclusive Bolsonaro, que ao meu ver a sua governabilidade estaria muito ameaçada por naõ ter experiência profissional da política de governabilidade, de juntar partidos em torno disso, e não ter um partido aguerrido em torno de seu nome, mas gostaria que qualquer um que fosse,ate mesmo Blabarina,ou Ciro, fizessem a regulamentação das mídias, a redemocratização das midias, aquelas que chegam na casa do povo, lógico que isso também depende muito mais dos parlamentares, mas o Presidente teria também a sua força, por enquanto eu só vejo o Lula falando em redemocratização e regulamentação das mídias, inclusive a nossa regulamentação é atrasada, os EUA, Alemanha e outros paises estão muito mais na frente nessa legislação, O Brasil precisa modernizar a lesgilação das mídias.

  3. José Paulo de Resende disse:

    Este senhor que poderia ter se tornado um grande estadista, tornou-se um dos maiores vilões da política brasileira. Deixou que a ” Mosca Azul ” o picasse e se tornou soberbo, prepotente e arrogante achando mesmo que ele é o maior presidente que o Brasil já teve. Eu mesmo acreditei neste senhor lá atrás. Achei que com a chegada dele e de seu partido ao poder a política brasileira teria uma nova transparência e seria boa para todo o povo brasileiro. Ledo engano ao chegar em 2005 com a denúncia ou melhor com o escândalo do Mensalão pude ver estarrecido que ao votar nele por 4 vezes não conseguia aceitar que ele e seu partido rasgaram o discurso da ética que ele e seu partido tanto pregavam antes de chegarem ao Poder em 01 de janeiro de 2003. Foi tudo por água abaixo. Foi a maior decepção política que tive em minha vida.

  4. Bruno disse:

    Datafalha é escancaradamentr pró Lula, a porra toda é manipulada, e voces ainda dão crédito a essa gentalha… pqp

  5. CR7 disse:

    Só votaria em Lula, na sua falta, que ele indicar! Que se lasque quem pensa diferente e, não venham com mi mi. Cada um pensa do seu jeito e, antes que me chamem de burro ou imbecil, digo é você otário!

  6. alvaro disse:

    Está todo mundo desinformando o povo com esta pesquisa furada.Os eleitores já sabem em quem votar e será Bolsonaro da direita que parece que nunca existiu no país.

  7. Almanakut Brasil disse:

    A crise do Datafolha – 31/01/2018

    O PT aprovou a análise do diretor do Datafolha, segundo o qual “a inelegibilidade de Lula aprofunda crise democrática“.

    https://www.oantagonista.com/brasil/a-crise-do-datafolha

  8. Almanakut disse:

    O PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR: PONTO DE INFLEXÃO

    General Gilberto Pimentel – Presidente do Clube Militar – 26 de janeiro de 2018

    Sua exemplar punição, sobretudo, abrirá caminho, e até certa jurisprudência, para um acerto de contas com todos os demais que não honraram seus cargos eletivos. Um golpe mortal na corrupção. O contrário seria nossa maior tragédia.

    http://clubemilitar.com.br/o-pensamento-do-clube-militar-98

  9. Ana Claudia Pereira disse:

    Não tem nem o que falar,O PT isso é uma seita muito bem articulada!
    Cada povo tem o presidente que merece!

  10. Daniela Villa disse:

    Lula é um mito…

    Durante uma reforma na minha casa contratei cinco pedreiros. Fiz a pesquisa, o Lula ganharia com 100 por cento dos votos. Perguntei porque da preferência pelo Lula:
    – É que a nossa vida melhorou, disseram eles.
    Tolos, pensei eu, mas não disse, se a vida deles tivesse melhorado hoje não trabalhariam para mim.

    …e diante de um mito nem a verdade sobrevive.

  11. Rogerio Faria disse:

    O futuro é sombrio.
    Quando a crise social se aprofundar com certeza vão chamar o Lula para sentar à mesa para negociar.

  12. Alcebiades Abel Filho disse:

    Gente, se esses canalhas golpistas estão acabando com todos os direitos sociais que o povo conquistou. A reforma da Previdência acabando com a aposentadoria – fazendo propaganda enganosa que existe rombo na previdência – e isentando de impostos previdenciários através de medidas provisória empresas petrolíferas estrangeiras.Não cobrando de grandes empresas neste país que devem a previdência. Então o povo prefere votar no lula. Me causa espanto que muita gente não vê isto. A era PT teve lá os seus erros e até corrupção. Porém teve grandes avanços sociais. Não adianta a grande mídia querer remar contra a maré o povo não é bobo. Entenderam cabeças de mídia ?

  13. Otto disse:

    Lula tem mais votos principalmente nas regiões com altas taxas de analfabetismo (desde o mais elementar até o funcional,incluindo o analfabetismo político, o principal).

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *