Início » Brasil » Lula será investigado por suposto tráfico de influência
abertura de inquérito

Lula será investigado por suposto tráfico de influência

Procuradores da República afirmam que, após uma apuração preliminar, foram identificados indícios suficientes para investigar o ex-presidente

Lula será investigado por suposto tráfico de influência
Instituto Lula disse ter recebido com 'surpresa' a notícia da abertura de inquérito (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu um inquérito para investigar indícios de que o ex-presidente Lula tenha praticado o crime de tráfico de influência internacional para favorecer a Odebrecht, uma das empreiteiras investigadas no âmbito da Operação Lava Jato, entre 2011 e 2014.

Os procuradores afirmam que, após uma apuração preliminar, foram identificados indícios suficientes para investigar o ex-presidente. A apuração foi motivada por uma representação protocolada no Ministério Público Federal.

Lula é acusado de ter feito viagens internacionais, incluindo destinos como Cuba, República Dominicana, Gana e Angola, bancadas pela Odebrecht.

Em nota, a empreiteira afirmou que mantém uma relação institucional com Lula e que o ex-presidente foi “convidado pela empresa, exclusivamente para fazer palestras para empresários, investidores, líderes políticos e formadores de opinião em eventos voltados a defender as potencialidades do Brasil e de suas empresas, bem como estimular o exercício pleno da democracia e a inclusão social aliada ao desenvolvimento econômico”.

O Instituto Lula, por sua vez, afirmou que recebeu com “surpresa” a notícia da abertura de inquérito, ressaltando que se trata de um “procedimento absolutamente irregular, intempestivo e injustificado”.

A revista “Época” revelou, em maio, que o MPF no DF estava investigando o ex-presidente por suposto tráfico de influência internacional.

Fontes:
G1 - MPF abre inquérito para investigar suposto tráfico de influência de Lula

3 Opiniões

  1. paulo fernando disse:

    Se ficar provado o que o Lula vai fazer? porque precisa ser provado primeiramente, por enquanto falam de indícios. No entanto, todo o Brasil sabe das notícias, através de veiculo de comunicação..

  2. Vitafer disse:

    Lê sim, Roberto! k k k k k k k k k

  3. Roberto1776 disse:

    O Instituto Lula, por sua vez, afirmou que recebeu com “surpresa” a notícia da abertura de inquérito.
    SURPRESA!!!
    Esse pessoal do instituto não lê jornal?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *