Início » Brasil » Lula vira réu no caso do sítio em Atibaia
OPERAÇÃO LAVA JATO

Lula vira réu no caso do sítio em Atibaia

Além do ex-presidente, outras 12 pessoas também viraram réus na ação penal

Lula vira réu no caso do sítio em Atibaia
Lula agora passa a ser réu em cinco ações (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O ex-presidente Lula virou réu mais uma vez na Operação Lava Jato. O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta terça-feira, 1°, uma denúncia contra o petista no caso do sítio de Atibaia (SP).

Além do ex-presidente, outras 12 pessoas também viraram réus na ação penal, incluindo o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e o pecuarista José Carlos Bumlai.

Lula agora passa a ser réu em cinco ações, sendo três na Lava Jato, uma na Zelotes e outra na Operação Janus. O ex-presidente foi condenado no mês passado a nove anos e seis meses de prisão no caso do triplex em Guarujá (SP).

No caso do sítio de Atibaia, Lula é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com o Ministério Público Federal, a Odebrecht e a OAS pagaram reformas feitas no sítio, que era frequentado pelo ex-presidente e seus familiares, com recursos desviados de contratos superfaturados da Petrobras. Lula é acusado de ser o proprietário do imóvel. O ex-presidente nega, no entanto, que seja dono do imóvel.

Moro afirmou em seu despacho que as provas reunidas permitem, a princípio, concluir que “o ex-presidente comportava-se como proprietário do sítio de Atibaia e que pessoas e empresas envolvidas em acertos de corrupção em contratos da Petrobras custearam reformas na referida propriedade, tendo por propósito beneficiar o ex-presidente”.

O MPF acredita que de 1% a 3% de propinas pagas em contratos assinados entre a Petrobras e as construtoras seriam destinados a Lula e ao PT. O juiz Sérgio Moro entendeu que a denúncia do MPF apresenta “indícios suficientes” de autoria e materialidade e que é “inevitável” “algum aprofundamento na valoração e descrição das provas”. Os réus têm dez dias para apresentarem respostas às acusações.

Fontes:
EBC - Os banqueiros jogam pesado nas Cortes superiores

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Lucinda Telles disse:

    Meu vô estava certo, ele disse que se não for loteria ou herança ninguém fica rico honestamente; e Lula é o único presidente que ficou rico, os outros já eram ricos e os militares continuaram pobres.

  2. Markut disse:

    De fato, cigarros,bebidas, novelas,drogas,”bispos” e líderes carismáticos, futebol são derivantes usuais , para obnubilar aquele sentimento difuso da decepção de ser sistematicamente explorado.

    Sem considerar a lucratividade que acompanha esse sentimento de massa,mal escolarizada, para quem oferece essas “terapias”.

    O tradicional “panem et circus”,com muito mais circo do que pão.

    Não à tôa,a inapetência gestora, quando o assunto é escolaridade pública, básica e competente.

    Não interessa um eleitor menos engodado e mais contestador.

  3. laercio disse:

    Não existe geração espontânea para tantas evidências.
    As evidências e constituição de argumento jurídico não estão sendo criados em balcão de bar, há muitos profissionais e seus trabalhos estão mostrando o que fora feito para favorecimento pessoal; não houve um trabalho para o povo, um grande projeto, a vida do povo continua o mesmo lixo, não adianta trabalhar para melhorar de vida, trabalhamos para não sermos humilhados ou morrer mas numa condição deprimente aonde cigarros e bebidas não são para entretenimento mas sim para”terapia”necessária para esquecer os traumas causados pela falta de resultado nos trabalhos dos governos que se sucederam até então.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *