Início » Brasil » Maioria da população tem medo da PM, revela pesquisa
Datafolha

Maioria da população tem medo da PM, revela pesquisa

'A população sente que ou vai ser vítima do criminoso ou da própria corporação', afirma vice-presidente da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Maioria da população tem medo da PM, revela pesquisa
Polícia Militar em São Paulo (Fonte: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma pesquisa Datafolha encomendada pela Ong Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou que 62% dos moradores de cidades com mais de 100 mil habitantes têm medo da Polícia Militar.

A pesquisa, realizada na última terça-feira, 28, contou com a participação de 1.307 pessoas em 84 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Um levantamento semelhante feito em 2012 revelou que 48% dos entrevistados afirmaram ter medo de sofrer agressão da PM. Na ocasião, entretanto, a pesquisa contou com a participação de moradores de cidades com 15 mil habitantes ou mais.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o vice-presidente da Ong FBSP, Renato Sérgio de Lima, afirmou que “a população sente que ou vai ser vítima do criminoso ou da própria corporação”.

Entre os entrevistados que relataram ter medo da PM a maioria é jovem, pobre, autodeclarada de cor preta e moradora do Nordeste.

Ainda de acordo com a pesquisa Datafolha, 53% dos entrevistados também afirmaram ter medo de sofrer violência da Polícia Civil, e 81% disseram que temem ser assassinados. Além disso, o levantamento revelou que 52% dos entrevistados têm algum parente ou conhecido que foi vítima de homicídio.

Dados do Anuário de Segurança Pública mais recente mostram que, a cada dez minutos, uma pessoa é assassinada no Brasil. Os números são de 2013.

Um outro levantamento feito pela Ong FBSP divulgado nesta quinta-feira, 30, revelou que 75% dos policiais já sofreram ameaças devido ao seu trabalho. Além disso, 70% afirmaram ter colegas que foram mortos fora do horário de serviço. A pesquisa contou com a participação de agentes das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Federal, bombeiros e guardas de todo o país.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Maioria da população diz ter medo da Polícia Militar, aponta Datafolha

2 Opiniões

  1. Rogerio Faria disse:

    Na PMRJ o BOPE tem uma caveira como símbolo.
    Não é para ter medo?

  2. Roberto Henry Ebelt disse:

    No Rio Grande do Sul, a percepção que tenho parece ser favorável a Brigada Militar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *