Início » Brasil » Mais de 400 mil trabalhadores perderam o emprego de fevereiro a abril
Desemprego

Mais de 400 mil trabalhadores perderam o emprego de fevereiro a abril

O setor que mais demitiu foi o da construção civil, com 288 mil trabalhadores dispensados entre fevereiro e abril no país

Mais de 400 mil trabalhadores perderam o emprego de fevereiro a abril
O setor que mais demitiu foi o da construção civil (Reprodução/Wikimedia)

Entre fevereiro e abril deste ano, 415 mil trabalhadores perderam o emprego. Em relação ao período de novembro de 2014 a janeiro deste ano, a queda foi de 1,1% entre os que têm carteira de trabalho, e de 3,6% entre os sem carteira assinada. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quarta-feira, 3, pelo IBGE.

De acordo com a pesquisa, o setor que mais demitiu foi o da construção civil, com 288 mil trabalhadores dispensados entre fevereiro e abril. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a crise no setor atingiu 609 mil pessoas no país. O corte de empregos no setor também afetou o rendimento médio dos trabalhadores na construção civil, que caiu para R$ 1.479, uma queda de 6,5% em relação ao mesmo período de 2014.

A pesquisa mostra ainda que a taxa de desemprego no país foi de 8% no trimestre de fevereiro a abril. Já o número de pessoas que trabalham por conta própria aumentou mais de 1 milhão frente ao mesmo trimestre do ano passado.

“Temos um cenário de perda do emprego e do emprego de qualidade e início de geração de formas de trabalho, como os por conta própria, que está remetendo a uma geração de trabalho muito focado na informalidade”, explicou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Fontes:
O Globo-Mais de 400 mil trabalhadores perderam o emprego entre fevereiro e abril

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *