Início » Brasil » Malala faz palestra no Brasil nesta segunda
EVENTO EM SÃO PAULO

Malala faz palestra no Brasil nesta segunda

Em evento em São Paulo, a ativista paquistanesa vai debater o papel da educação no desenvolvimento infantil e das mulheres no Brasil

Malala faz palestra no Brasil nesta segunda
Evento é fechado, mas será transmitido pelas redes sociais (Foto: Wikimedia)

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, de 20 anos, fará uma palestra nesta segunda-feira, 9, pela primeira vez no Brasil. A mais jovem laureada com um prêmio Nobel da Paz, Malala vai falar, em São Paulo, sobre o papel da educação no desenvolvimento infantil e das mulheres no Brasil.

O evento, que acontece no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, é fechado. Nele, a Malala vai encontrar meninas de projetos sociais, ativistas e participar de uma mesa de debates com especialistas em educação.

Apesar da palestra ter lotação limitada e ser exclusiva, o Itaú Unibanco vai transmitir o evento, que começa às 16h, ao vivo para todo o Brasil através das redes sociais. Para assistir, basta acessar o Facebook, o Twitter ou o YouTube da empresa. No Facebook, é possível pedir para que o banco envie um lembrete para assistir a palestra acessando este link.

O debate será mediado pela jornalista Adriana Carranca, autora do livro “Malala, a Menina que Queria ir para a Escola”. Além disso, segundo o canal Glamurama, do portal Uol, também participarão do evento a escritora Conceição Evaristo; a psicopedagoga Dagmar Rivieri (popularmente conhecida como Tia Dag) – criadora da Casa do Zezinho, que oferece oportunidades de desenvolvimento para crianças em situação de alta vulnerabilidade – ; Tábata Amaral, criadora do Movimento Mapa Educação – que objetiva que todos os brasileiros tenham acesso à educação –; e Ana Lucia Vilela, presidente do Instituto Alana, que promove o direito e desenvolvimento integral da criança.

Além do evento, o Espaço Itaú de Cinemas do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, exibe gratuitamente, até a próxima quarta-feira, 11, o documentário “Malala”, sobre a vida e a luta da jovem paquistanesa. A exibição ocorre na sala 7, às 18h.

Malala é uma das mais importantes ativistas do mundo em prol do direito à educação a todas as crianças.

Em 2012, sua luta a tornou alvo do Talibã, que atacou o ônibus escolar que transportava Malala e outras meninas para a escola. Ela e mais duas garotas foram baleadas. Malala ficou gravemente ferida. Um projétil atingiu seu rosto e outro ficou alojado em seu pescoço.

Ela foi transferida para o Reino Unido, onde passou por cirurgias para reconstruir o crânio. Sua família também se mudou para o país por questões de segurança.

Mesmo com todas as dificuldades, a ativista não desistiu, e avançou com sua luta. Malala concluiu o ensino médio e começou a cursar filosofia, política e economia na Universidade de Oxford, uma das mais renomadas do mundo. Em 2014, ela se tornou a mais jovem pessoa a receber um Nobel da Paz, que dividiu com o indiano Kailash Satyarthi.

Em março deste ano, Malala voltou ao Paquistãopela primeira vez desde o ataque. Em seu país de origem, a ativista se encontrou com o primeiro-ministro Shahid Abbasi e fez um discurso emocionado transmitido pela televisão. Por questões de segurança, a viagem foi mantida em segredo.

 

Leia também: Malala Yousafzai vem ao Brasil em julho

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *