Início » Brasil » Maranhão sentencia o fim das escolas de taipa
Coluna Esplanada

Maranhão sentencia o fim das escolas de taipa

A ideia é derrubar todas nos próximos anos e construir unidades de alvenaria

Maranhão sentencia o fim das escolas de taipa
Governo inicia este mês a construção das primeiras escolas para substituir unidades de taipa, madeira e sapé (Fonte: Reprodução/Coluna Esplanada/Divulgação)

Com crédito autorizado pelo BNDES, o governo do Maranhão inicia este mês a construção das primeiras 30 escolas para substituir unidades de taipa, madeira e sapé que por décadas atendem os alunos do interior do estado. Um dossiê com 200 páginas nas mãos do governador Flávio Dino (PCdoB) revelam centenas delas espalhadas pelo estado, sem janelas e algumas com piso de barro batido. A ideia é derrubar todas nos próximos anos e construir unidades de alvenaria.

Brasil, século 21

A situação dos rincões do Maranhão é tão desastrosa que o Governo cadastrou 7 mil cidadãos em extrema miséria, sem documentos, para receberem benefícios.

É contigo, Dilma

O PL 1834, parado há 8 anos, foi votado e enviado à sanção da presidente Dilma: inscreve Cândido Mariano, o Marechal Rondon, no Livro dos Heróis da Pátria.

Guerra no Norte

Clima tenso no Oiapóque (AP), cita a coluna de José Arcângelo: numa discussão em festa, sargento da PM matou um soldado do Exército, descendente da tribo Kumarumã.

Gay x Ex-gay

O deputado federal Jean Wyllys perdeu a primeira batalha na Justiça contra o ‘ex-gay’ Claudemiro Soares Ferreira, a quem acusa de ‘charlatanismo, curandeirismo e estelionato’, por seu testemunho em igrejas evangélicas do DF. O juiz de primeira instância mandou o caso para a Vara de… Trânsito e pequenos delitos.

Batalha dos gêneros

Questionado, o parlamentar jura que não tem nada com esse processo, mas seu nome é citado ipsis litteris nos autos. O MP do DF, a pedido do deputado, já interrompeu um curso sobre orientação sexual ministrado pelo ex-homossexual.

Pista livre

O MP Federal ajuiza ações contra empresas de carga que trafegam com caminhões pesados. Mas o problema está, digamos, sem freios e desgovernado: as multas lavradas pela ANTT não geram qualquer restrição no cadastro dos veículos e do condutor.

Bené de luto

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) está de luto. Morreu o pai, seu João Modesto, aos 107 anos. Na sexta um culto parou a comunidade do Chapéu Mangueira.

‘Seu Dadá’ do Lula

‘Seu Dadá’, ex-operário da construção civil, foi quem fez a cabeça de Benedita para a questão da ‘consciência negra’. Lula e a presidente Dilma ligaram por solidariedade.

Pacote Reguffe

São sete as PEC protocoladas pelo senador Reguffe (PDT-DF) na tentativa de fazer o Senado votar ‘uma verdadeira e profunda reforma política’, em sua opinião. ‘Me recuso a chamar de reforma o que a Câmara fez’, diz o parlamentar.

Será que passa?

Reguffe cita: fim da reeleição permanente para o Legislativo (no texto, propõe apenas uma); voto facultativo; candidatura avulsa; proibição de que o eleito para cargos legislativos assuma cargos no executivo; sistema de propostas e compromissos; voto distrital; proibição de doações privadas, com padronização dos custos de campanhas.

Baú do Maluf

Um ex-prefeito conta como Valdemar da Costa Neto, o mensaleiro condenado, entrou para a política pelas mãos de Tancredo Neves: foi numa reunião nos anos 80 na casa de Valdemar em Mogi das Cruzes (SP), cidade onde o ainda empresário mandava muito.

Baú do Maluf 2

Maluf foi à casa de Valdemar pedir ajudar para que liberasse um funcionário da Eletropaulo, sobrinho de Tancredo, para que ajudasse o tio numa campanha em BH. Mais tarde, esse sobrinho se tornou diretor de uma estatal, e Valdemar entrou na política apadrinhado por… Tancredo e Aécio Neves.

Radiografia do emprego

Cresceu 216% a contratação de estagiários entre janeiro de 2014 e 2015. A revelação é de pesquisa da Webestagios, que atende grandes empresas e órgãos do governo.

Barbeiragem?

O Exército está intrigado com o capotamento de novíssimo Blindado Guarani, do 33º Batalhão de Infantaria de Cascavel (PR), fabricado para ultrapassar até tronqueiras.

Ponto Final

“Vai ter eleição na Venezuela ‘chova, troveje ou relampeie'”.
Do presidente Nicolás Maduro, sobre quem pairam dúvidas gigantescas.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

5 Opiniões

  1. olbe disse:

    Por favor, anotem ai…eles vão destruir as escolas de taipa…e não vão construir as de alvenaria…querem apostar?

  2. Wellington Gomes disse:

    Sim, o que o Ludwig Von Drake falou é verdade. De fato, a taipa está até voltando à moda, por sua sustentabilidade.

    Procurando na Internet, li num site: “A má fama das casas de taipa, decorre das paredes mal executadas e sem rebocos, que racham com a retração da argila, que propiciam vários ecótopos [ambientes adequados] para instalação dos triatomas [bicho barbeiro]. Porém casas de tijolos, mal construídas, mal conservadas e sujas, também abrigam triatomas e põem em risco a saúde de seus moradores”. De fato, a parede da taipa de mão (pau-a-pique), quando esta é “construída sobre fundações e rebocada, (…) torna-se durável e livre de ecótopos para os triatomas”.

    Sobre a volta à moda, “na necessidade emergente de se reduzir as emissões de gases de efeito estufa, surge a demanda por materiais que sejam baixos emissores de CO2. Neste contexto, a arquitetura de terra renasce admirada e procurada por pessoas com consciência ambiental. (…) [A terra] pode ser coletada na região, ou no próprio terreno onde se deseja construir, dispensa a fase de queima dos tijolos (que ocorre acima de 900 graus) e ainda utiliza pouco cimento durante sua construção.”

    Entre as técnicas possíveis, há, além da taipa de mão (pau-a-pique), o adobe (tijolos de terra crua), taipa de pilão (onde põe-se a terra dentro de uma forma e bate-se com o pilão. Após compactado o solo, adiciona-se mais barro. Por fim, quando chega ao topo e seca tudo, tira-se a forma e a parede está pronta e resistente), e o BTC (tijolo ecológico, que é de barro, mas com um pouco de cimento).

    Assim, o Maranhão mais uma vez está dando provas de seu atraso, ao construir escolas de alvenaria quando poderia fazer escolas lindas de taipa bem feita.

  3. Ludwig Von Drake disse:

    Pois a taipa é um excelente método construtivo e totalmente sustentável, precisava apenas ser aperfeiçoado. O adobe – alvenaria de bloco de barro – é obsoleto e posto em desuso na Europa e USA.

  4. Joma Bastos disse:

    Essa de construírem novas escolas no Maranhão… Será que vão construir escolas verdadeiramente infraestruturadas ou simplesmente simples cubículos de alvenaria?

  5. ney disse:

    Para fazer isso nas escolas de taipas do maranhão, sera uma merreca perto do gasto da Ex-governadora com transporte aéreo que era de 15.000.000,00 por ano, Essa mulher Ama mesmo os Maranhenses.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *