Início » Brasil » Marcelo Crivella é investigado por fraude no Bolsa Pesca
Ministério da Pesca

Marcelo Crivella é investigado por fraude no Bolsa Pesca

MPF suspeita que benefício destinado a pescadores vem sendo entregue ilegalmente em troca de apoio político

Marcelo Crivella é investigado por fraude no Bolsa Pesca
MPF investiga se falsos pescadores e “pescadores fantasmas” estão recebendo o benefício (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O atual ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB) vem usando seu cargo para atrair líderes de entidades sindicais de pescadores para o seu partido e distribuir ilegalmente os benefícios do seguro-defeso. Também conhecido como Bolsa Pesca, o benefício é destinado a pescadores.

Desde que Crivella assumiu o Ministério da Pesca, o Ministério Público Federal (MPF) já instaurou 25 ações judiciais e 86 investigações para apurar irregularidades na pasta. Somente para o estado do Pará, o que mais recebe o Bolsa Pesca, já foram destinados quase 1 bilhão do benefício. A suspeita é que falsos pescadores e “pescadores-fantasma” estejam recebendo o Bolsa Pesca. Segundo o Ministério Público, desde 2010 as fraudes já podem ter desviado R$ 18 milhões.

Crivella também é investigado por negociar com colônias de pescadores para aumentar a influência de seu partido. Pelo esquema, políticos concederiam o benefício para pescadores de colônias que não conseguiram autorização para receber o Bolsa Pesca. Em troca, os pescadores são encarregados de eleger diretorias que apoiam Crivella.

O ministro também é acusado de usar o projeto de habitação popular Cimento Social para fins eleitorais. Em 2008, a Justiça Eleitoral chegou a paralisar obras do projeto realizadas no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, por considerar que as obras tinham finalidades eleitoreiras.

Fontes:
O Globo-Crivella usa cargo de ministro para atrair líderes sindicais e fatura com projeto de habitação

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Andre Luiz D. Queiroz disse:

    Um bilhão de reais de bolsas-defeso?! Nem se as ‘pirajubas’ fossem de ouro!!

  2. Mauricio Fernandez disse:

    Não sou eleitor do Crivella, sequer o conheço. Mas sei de algumas obras suas de grande alcance social. O tenho por um homem correto, não sei do político que desconfio não anda se alinhando muito bem com algo que provoque tantas investigações em seu ministério em desacordo com outros de forte atuação no Pará onde certamente a medir por algumas irregularidades gritantes ‘pirajubas’ a peso de ouro seria muito barato. Acorda Crivella!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *