Início » Brasil » Marco Aurélio devolve mandato de Aécio Neves
STF

Marco Aurélio devolve mandato de Aécio Neves

Medida atende ao pedido feito pela defesa de Aécio Neves. Na mesma decisão, magistrado negou pedido de prisão do senador

Marco Aurélio devolve mandato de Aécio Neves
Aécio teve o mandato suspenso no dia 18 de maio (Foto: Agência Brasil)

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira, 30, o senador Aécio Neves a retomar seu mandato, suspenso desde o dia 18 de maio, por determinação do próprio STF.

Com a decisão, Aécio, que estava impedido de participar de sessões, votações e comissões, poderá retomar essas atividades a partir desta sexta-feira. Na mesma decisão, o juiz negou o pedido de prisão do senador feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em sua decisão, Marco Aurelio jusitificou a retomada do mandato como uma forma de respeitar o eleitor de Aécio. “A liminar de afastamento é, de regra, incabível, sobretudo se considerado o fato de o desempenho parlamentar estar vinculado a mandato que se exaure no tempo. […] Em síntese, o afastamento do exercício do mandato implica esvaziamento irreparável e irreversível da representação democrática conferida pelo voto popular”, conluiu o magistrado.

Aécio é um dos envolvidos no escândalo das gravações da JBS. Em delação premiada à Justiça, Joesley Batista, um dos donos da empresa, entregou aos procuradores uma gravação na qual o senador aparece pedindo R$ 2 milhões a Joesley, que, segundo os investigadores, são referentes à propina. Atualmente Aécio é acusado de corrupção e obstrução de Justiça. O tucano nega as acusações.

Marco Aurélio Mello ficou encarregado do processo contra Aécio desde que o ministro Edson Fachin fatiou a denúncia referente à delação da JBS. A decisão de Marco Aurélio atende a um pedido feito pela defesa de Aécio.

Fontes:
O Globo-Marco Aurélio determina volta de Aécio Neves ao Senado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

6 Opiniões

  1. laercio disse:

    Parabéns Aécio pela grande aula que você deu ao povo brasileiro.
    Ser honesto não vale a pena!
    O mundo é dos espertos!

  2. Lucinda Telles disse:

    O Delcídio foi o único que se . . . corrigiu.

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    Malandro é malandro Mané é Mane diz aí Aercio. Criança não verás um país como este.

  4. William Pesali disse:

    Sem a prisão de Lula, não se justifica outras! A Quadrilha do PT causou prejuízos a nação de bilhões e o chefão continua livre

  5. Carlos Valoir Simões disse:

    Pensando bem, sem a prisão de Aécio e do Loures não se justifica mais a prisão de ladrão nenhum. Pelo princípio da isonomia, que soltem todos.

  6. Natanael Ferraz disse:

    O ministro alega que o Aécio tem mandato popular, por isso o soltou. Mas o mandato não é para roubar. Trata-se de uma usurpação dos poderes do mandato. Creio que eles estão começando a aliviar é porque temem que a coisa vire para o lado deles. Já tem ministro com pedido de “impitimam”.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *