Início » Brasil » Marquês de Olinda
NESTA DATA

Marquês de Olinda

Pedro de Araújo Lima, o Marquês de Olinda, foi regente do Império do Brasil entre 1837 e 1840, até D. Pedro II atingir a maioridade

Marquês de Olinda
O Marquês de Olinda nasceu em 22 de dezembro de 1793 (Foto: Wikimedia)

Pedro de Araújo Lima, mais conhecido como Marquês de Olinda, nasceu em 22 de dezembro de 1793. Assumiu como regente – chefe de governo que atua em nome de um soberano — do Império do Brasil entre 1837 e 1840, até D. Pedro II atingir a maioridade. Araújo Lima foi eleito regente durante um período de revoltas no país, após a renúncia de Diogo Feijó.

O marquês de Olinda começou sua carreira política em 1982. Participou da Assembleia Nacional Constituinte e das primeiras legislaturas brasileiras. Foi ministro do Império, da Justiça e dos Negócios Estrangeiros.

Escolhido para o Senado por Pernambuco em 1821, foi indicado naquele mesmo ano como regente do Império após a renúncia de Diogo Feijó. A escolha foi confirmada pelo voto popular no ano seguinte. Seu primeiro ministério ficou conhecido como “o ministério das capacidades”.

Seu primeiro ato como regente foi fortalecer o poder Executivo, eliminando os núcleos de revoltosos e anarquistas. Araújo de Lima homologou, em maio de 1840, a chamada Lei Interpretativa do Ato Adicional, que revisou alguns pontos da reforma de 1834. Essa reforma, para muitos, foi um grande retrocesso pois tirava participação política das províncias, centralizando o poder no governo central, que passava a nomear funcionários públicos, de polícia e da Justiça.

 

Entretanto, os liberais tramaram uma maneira de derrubar Araújo de Lima, se unindo ao jovem Dom Pedro II para planejar o Golpe de Maioridade. Em julho de 1840, Araújo de Lima e seu  partido sucumbiram ao golpe, que coroou Dom Pedro II, iniciando o Segundo Reinado. A vitória liberal que desencadeou o fim da regência, entretanto, não tirou o poder da elite latifundiária, que controlava o país até então.

O Marquês de Olinda morreu em 7 de junho de 1870, após mais de 50 anos de vida pública.

 

 

 

Fontes:
História Brasileira - Marquês de Olinda

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *