Início » Brasil » Más notícias para Dilma Rousseff
Economia

Más notícias para Dilma Rousseff

O déficit comercial aumentou, importações e exportações caíram e a produção industrial despencou nos últimos meses

Más notícias para Dilma Rousseff
O progresso social, bandeira de campanha do PT, estagnou sob o governo Dilma (Reprodução/Internet)

O Brasil não é a única economia emergente que enfrenta ventos contrários, mas o país está particularmente instável. Dilma voltou de seu descanso pós-eleitoral para uma série de más notícias.

O déficit comercial aumentou para US $ 1,1 bilhões em outubro, um alta histórica para o mês. Ele agora está em US $1,8 bilhões no ano. As importações e as exportações caíram, apontando para a atividade  econômica fraca. Um pequeno aumento esperado na produção industrial em setembro, foi, na verdade, um mergulho; ela já encolheu por cinco trimestres consecutivos.

Então, em 5 de novembro, verificou-se que o número de brasileiros vivendo na miséria, aqueles incapazes de evitar a desnutrição, aumentou em 371 mil entre 2012 e 2013, atingindo 10,4 milhões de brasileiros. Este é o primeiro aumento desde que o PT de Dilma chegou ao poder em 2003. Isso representa um golpe particularmente duro para a presidente, que passou grande parte da campanha dizendo o quanto ela tinha feito para melhorar a vida dos indigentes. Agora, parece que, como a oposição tem sublinhado repetidamente, o progresso social sob Lula, que governou o país entre 2003 e 2010, estagnou sob sua pupila.

Especialistas atribuem o aumento da pobreza extrema à baixa produção, o que afeta a renda e aumenta a inflação, que reduz o poder de compra. E as coisas podem piorar. Em 2013, a economia cresceu 2,3%; previsões sugerem que ela pode não crescer este ano e apenas 1% em 2015. O PIB per capita  vai cair. A inflação, na verdade, desceu ligeiramente em outubro, para 6,6%, mas continua teimosamente acima da faixa da meta do Banco Central.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:
The Economist - After the election, the reckoning

5 Opiniões

  1. Joaquim Caldas disse:

    A maior fraude eleitoral da história da democracia,assinada por três ex-presidente da república:FHC,Lula,e Dilma.
    Com certeza estes não sabiam de nada mas assumiram o cargo.Quem lhes deu a vitória foi o TSE.
    Isso dá cadeia direto,já!!!!

    O comunismo é um flor roxa que nasce no coração dos trouxas!

  2. carlos disse:

    É o Brasil indo pra terceira divisão mundial.

  3. Joma Bastos disse:

    Um dos mais profundos imbróglios do subdesenvolvimento do Brasil, é não conseguirmos definir, quais são as origens legítimas dos problemas da pobreza que assolam o nosso país. Uns dizem que é o liberalismo e o capitalismo, enquanto outros dizem que é o comunismo e o radicalismo da esquerda. Aquilo que constatamos é que vivemos uma inflação demoníaca, que nenhuma economia consegue resistir, uma educação fundamental de mínima qualidade, muitos governantes com gestão roçando a mediocridade, e uma máquina estatal oxidada e excessivamente pesada a nível econômico e financeiro.
    Mas apesar de tudo, acredito de que algum dia seremos um Brasil desenvolvido, com Ordem e Progresso.

  4. Elizenir Guimarães Silva disse:

    Com a Dilma e o PT no poder o Brasil vai para vala é cedo.

  5. jayme endebo disse:

    a verdade vai começar a aparecer……. mentira tem perna curta.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *