Início » Brasil » Massa salarial tem a pior queda desde a crise de 2003
Crise no bolso

Massa salarial tem a pior queda desde a crise de 2003

Entre novembro de 2014 e maio deste ano, a massa salarial caiu 10%. Queda afeta o consumo das famílias, que segundo as últimas pesquisas, já estão endividadas

Massa salarial tem a pior queda desde a crise de 2003
Como consequência, o consumo das famílias caiu 26% em relação a junho do ano passado (Foto: Pixabay)

Dados da última Pesquisa Mensal de Empregos (PME), do IBGE, mostram que a massa salarial do Brasil entre novembro de 2014 e maio deste ano teve a pior queda desde a crise de 2003.

A tendência é fruto da combinação de inflação alta, recuo na renda e diminuição da taxa de ocupação. A queda prejudica o consumo das famílias, que segundo as últimas pesquisas, já estão endividadas.

Segundo cálculos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), entre janeiro e março deste ano, a dívida das famílias saltou de 39,3% para 55,1%. Como consequência, o consumo das famílias caiu 26% em relação a junho do ano passado.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP, disse que o endividamento está levando muitas famílias a retirar dinheiro da poupança. “Tudo está pior: a confiança, o desemprego, a renda, a infalção e os juros. A captação líquida da poupança caiu R$ 41 bilhões neste ano até o dia 23 de junho. Isso é 71% maior do que tudo o que foi poupado no ano passado”, disse Dietze.

Fontes:
Valor-Queda da massa salarial já supera crise de 2003

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *