Início » Brasil » Quase 40% dos professores da rede pública não têm formação adequada
EDUCAÇÃO

Quase 40% dos professores da rede pública não têm formação adequada

A falta de formação vai desde o professor que não tem licenciatura até docentes sem qualquer graduação

Quase 40% dos professores da rede pública não têm formação adequada
Governo promete investir nos docentes que já estão em sala de aula (Foto: Wikimedia)

O Ministério da Educação divulgou um dado preocupante sobre a educação brasileira nestas terça-feira, 29. Cerca de 39%  dos 518.313 professores ativos da rede pública do ensino fundamental e médio não têm a formação adequada para lecionar. O dado é referente ao ano de 2015.

A falta de formação vai desde o professor que tem bacharelado na área, mas que não tem licenciatura, até docentes que não têm nenhuma graduação, o que é proibido pelas normas de educação. Neste caso mais grave, estão 12,7% dos professores.

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, lançou um pacote de oportunidades para amenizar o problema. O objetivo é investir nos docentes que já estão em sala de aula, e para isso, o governo vai oferecer vagas para cursos à distância da Universidade Aberta do Brasil, nos institutos federais e nas universidades públicas de todo o país. As inscrições serão feitas pela Plataforma Freire.

Outro problema educacional é a falta de laboratórios, relacionados às disciplinas de Química, Física e Biologia. Mercadante afirmou que, como a área de ciências é a prioridade, todo professor que for fazer o curso, vai receber um laboratório na escola, onde leciona. Na semana passada, o Censo de Educação Básica revelou que apenas 15% dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental têm laboratório de ciências na escola.

Fontes:
O Globo-Cerca de 40% dos professores da rede pública não têm formação adequada

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Edson Ramos disse:

    Descobriram o FOGO e inventaram a RODA… Quem ainda não sabia?

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Remuneração é o investimento que vai fazer as pessoas mais capacitadas procurarem o magistério, hoje elas estão em áreas melhor remuneradas do serviço público.

  3. Beloc disse:

    Bela Pátria educadora com
    Vários PARIAS
    nem cartilha sabem fazer o Brasil decaiu em índices de escolaridade…

  4. Antonio Carlos disse:

    O Brasil, realmente precisa disso! Com a capacitação dos professores todos temos a ganhar, mas quem quer formar para docência? Pois ha perspectivas futuras nessa área, porque não haverá mais concursos, evidentemente depois das OSs só terá nomeação através de QI (quem indica).Ha um grande desinteresse nesse seguimento e, ainda pode piorar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *