Início » Brasil » Médicos são proibidos de postar ‘selfies’ com pacientes
Conselho Federal de Medicina

Médicos são proibidos de postar ‘selfies’ com pacientes

Regras foram alteradas após a reclamação de pacientes que sentiram que tiveram a privacidade violada

Médicos são proibidos de postar ‘selfies’ com pacientes
Médicos também não podem mais divulgar imagens de 'antes e depois' (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou nesta segunda-feira, 28, mudanças nas regras que definem a postura de médicos em relação à divulgação de seus trabalhos em entrevistas, anúncios publicitários e redes sociais.

Com as alterações, os médicos não podem mais publicar “selfies” com pacientes, nem divulgar imagens de “antes e depois”, utilizadas principalmente por profissionais que realizam intervenções estéticas.

A resolução ainda será publicada no Diário Oficial da União. De acordo com o CFM, as regras foram alteradas após a reclamação de pacientes que sentiram que tiveram a privacidade violada.

“Não foi fácil chegar a essa redação, mas conseguimos dar forma aos anseios da sociedade”, afirmou Emmanuel Fortes, diretor de fiscalização do CFM.

O conselho tem recebido reclamações de pacientes que tiveram fotos constrangedoras divulgadas. Ainda de acordo com Fortes, “antes da edição da resolução, teve a imagem de um profissional segurando um bebê e, ao fundo, a mãe na posição de parto e com o cordão umbilical ainda nas partes íntimas. Isso viola a intimidade e temos de garantir isso aos pacientes”.

Os médicos também estão proibidos de fazer propagandas de produtos e empresas, assim como de técnicas não reconhecidas pelo CFM. Além disso, os profissionais não podem mais usar as redes sociais para a autopromoção. No caso de entrevistas, os médicos não poderão divulgar endereço e contatos de seu local de trabalho.

Fontes:
Veja - Conselho Federal de Medicina proíbe médicos de postar selfies com pacientes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *